TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONARIO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Monografias: QUESTIONARIO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

1- Intelecção ou prospecção: onde requer analise de um problema ou situação que requer solução. Concepção: é onde se cria uma alternativa para resolver um problema. Decisão: é o momento em que há escolha de uma alternativa.

2- Papeis interpessoais, papeis de informação e papeis de decisão. Estes papeis são baseados nas atividades que os gerentes realizam, o que eles fazem com quem conversam, como se comunicam, quanto tempo trabalham sozinhos e etc.

3- Exigências: São as tarefas que o ocupante de qualquer cargo gerencial deve necessariamente desempenhar, porque fazem parte intrínseca de sua natureza ou constam de sua descrição. Restrições: São os fatores internos ou externos á organização, que limitam o que o ocupante do cargo pode fazer. Escolhas: São as atividades que o ocupante do cargo pode realizar, mas não é obrigado a realizar.

4- Funções gerenciais: Onde se toma decisões, planeja e controla. Comunicação: Trocar e processar informações, processar documentação. Adm. De Recursos Humanos: Motivar, resolver conflitos, colocar pessoal, treinar. Relacionamento: Manter relações sociais, fazer política, interagir com pessoas de fora da organização.

5- Habilidade Técnica: Relaciona-se com a atividade especifica do gerente. Habilidade Humana: Abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades, interesses e atividades. Habilidade Conceitual: Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e de usar o intelecto para formular estratégias.

6- Habilidade de relacionamento com colegas, habilidade de liderança, habilidade de resolução de informações, habilidade de tomar decisões em condições de ambiguidade, habilidade de alocação de recursos, habilidade de empreendedor, habilidade de introspecção.

7- Excelência, valor, especificações, conformidade com especificações, regularidade, adequação de uso, qualidade de projeto, ausência de deficiências.

8- * Estabelecer a Constancia do propósito de melhorar o produto e o serviço, com a finalidade de tornar a empresa competitiva, permanecer no mercado e criar empresas. * Adotar a nova filosofia em uma nova era econômica, a administração deve despertar para assumir sua responsabilidade e assumir a liderança da mudança. * Acabar com a dependência da inspeção em massa. * Cessar a pratica de compra apenas com base no preço em vez disso deve minimizar o custo total. * Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e serviço, para melhorar a qualidade e a produtividade e dessa maneira, reduzir constantemente os custos. * Instituir o treinamento no serviço. * Instituir a liderança. * Afastar o medo para que todos possam trabalhar eficazmente pela empresa. * Eliminar as barreiras entre os departamentos. * Eliminar slogans, exortações e metas para os empregados, pedindo zero defeito e níveis de produtividade. * Eliminar as cotas numéricas no chão de fabrica. Eliminar a administração por objetivos. * Renovar as barreiras que impedem ao trabalhador sentir orgulho pela tarefa bem feita. * Instituir um sólido programa de educação e autotreinamento. * Agir no sentido de concretizar a transformação e o trabalho de todos.

9- As características que diferenciam as pessoas umas das outras. O comportamento coletivo das pessoas: como integrantes de grupos, de organizações e da sociedade.

10- Efeito Hawthorne, lealdade ao grupo, esforço coletivo, conceito de autoridade.

11- Psicologia: Aprendizagem, personalidade, liderança, motivação, processo de tomar decisões, seleção de pessoal, stress e qualidade de vida. *Sociologia: Dinâmica de grupo, teoria da organização, poder, conflito, comportamento dos grandes grupos. *Psicologia Social: Dinâmica de grupo, liderança, processo de decisão em pequenos grupos, mudanças de atitudes. *Antropologia: Cultura organizacional, ambiente organizacional. *Ciência Política: Poder, Conflito, Política, relação entre organização e poder.

12- Traços de comportamento ou traços de personalidade definidores de preferências ou temperamentos, que influenciam desempenho no trabalho, estilo de trabalhar em grupo, preocupação da realidade e estilo de resolver problemas e tomar decisões. *Atitudes, que determinam reações favoráveis a desfavoráveis em relação ao próprio individuo e a realidade, e que influenciam os interesses e as motivações, contribuindo para definir o nível de esforço e o desempenho dos indivíduos e dos grupos competências, ou aptidões e habilidades, que compõem o sistema de forças que definem as escolhas profissionais e o nível de desempenho dos indivíduos e dos grupos. *Sentimentos e emoções.

13- Dinâmica dos grupos, cultura organizacional, sentimentos e clima organizacional, a empresa como sistema social.

14- Grupos informais: Grupos criados por iniciativa de seus próprios integrantes, para defender seus interesses ou atender a necessidade de convivência social. *Normas de Conduta: Regras implícitas ou explícitas, criadas por grupos, que determinam o comportamento dos indivíduos.* Cultura Organizacional: Crenças valores, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização. *Clima Organizacional: Sentimentos positivos, negativos ou indiferença, produzidos pela organização sobre seus integrantes.

15- A palavra motivação e usada com diferentes significados. Pode - se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ela qual for. A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: Direção: Objetivo do comportamento motivado, direção para a qual a motivação leva o comportamento. A pessoa está motivada para fazer o que? Intensidade: Magnitude da motivação: quão motivado a pessoa está? Permanência: Duração da motivação: durante quanto tempo a pessoa ficou motivada?

16- Comportamento é a ação ou manifestação das competências e características individuais. Motivação é o sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Objetivo é o resultado que o comportamento procura alcançar.

17- Para o Behaviorismo um dos primeiros conceitos é o Condicionamento Operante: É tudo que o organismo repete e o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com