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Questionário Teoria Dos Jogos

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Por:   •  15/1/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  1.121 Visualizações

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TEORIA DOS JOGOS – QUESTIONARIO

Questão 1

A teoria dos jogos pode ser considerada o ramo da teoria da decisão que estuda problemas de interação estratégica entre dois ou mais indivíduos. Assinale abaixo aquela que não poderia ser considerada uma técnica decisória baseada na teoria dos jogos.

a) A aritmética da prudência

b) A teoria das coincidências

c) O levantamento de dados e informações que permitam se definir o que fazer

d) A teoria da decisão estatística

e) Rotinas desenvolvidas através da aplicação da inteligência artificial

Questão 2

No que consiste a técnica chamada de “aritmética da prudência”?

Resposta: A aritmética da prudência é uma técnica decisória onde, através da mesma, originam-se as decisões.

EX: Numa tomada de decisão, toma-se como aplicável a solução mais coerente e prudente para obtenção do resultado esperado.

Questão 3

Ao se colocar todos os fatores que influenciam uma determinada decisão no papel, podemos dizer que não há incerteza, ou seja, que não há fatores desconhecidos. Em teoria dos jogos, esse seria um jogo:

a) Que representa um caso de assimetria de informação

b) De estratégia mista

c) Sequencial

d) De informação completa

e) Um equilíbrio de Nash

Questão 4

O matemático Bruce Bueno de Mesquita, professor das Universidades de Stanford e Nova York, propõe uma solução para a modelagem de fenômenos aleatórios, a qual pode ser vista em entrevista realizada pelo Jornal da Globo, e disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Bki4WlM4YQI (acesso em 10 ago, 2013). Baseado nesse vídeo, responda como um fenômeno aleatório deve ser tratado para que tenha validade científica. Dê um exemplo.

Resp.: Fenômenos aleatórios devem ser tratados através de suas probabilidades de ocorrências e essas probabilidades devem ser aplicadas aos dados que se tenha disponível para um determinado fato.

Exemplo: Considerando os fatores que temos nesse momento e as previsões de produção de tomate para os próximos seis meses, no final do ano o kg do tomate tenha 60% de chance de estar em R$6,00, 30% de chance de estar em R$4,00, e 10% de chance de estar em R$9,00. Qual será o preço mais provável do tomate? Considerando que 60% é igual a 0,60, façamos as contas.

(R$6*0,60)+(R$4*0,30)+(R$9*0,10)=R$5.70

Portanto, o preço mais provável do tomate daqui a seis meses será de R$5,70 o kg.

Questão 5

Qual é a relação existente entre jogos de informação incompleta e assimetria de informação?

Resposta: Ambos estão interligados, pois não representam todas as informações sobre o problema de decisão e assim aumentam o risco.

Jogos de informação incompleta consiste nas ações de cada jogador, não podem ser preditos com perfeição, visto que tais não possuem o conhecimento total das estratégias tomadas pelos seus concorrentes.

Jogo de informação incompleta é quando há assimetria de informação entre as partes, ou seja, uma das partes envolvidas detém maior domínio sobre as regras do jogo que a outra, sendo assim, elas estão interligadas, pois não representam todas as informações sobre o problema de decisão e assim aumentam o risco.

é a falta de equilíbrio entre a quantidade de informações conhecidas por cada participante.

Questão 6

Em um bairro de uma pequena cidade do interior há apenas dois postos de combustível. Embora entre eles haja diferenciais como a eficiência do atendimento e a cordialidade dos frentistas, no final, o preço acaba sendo o fator de decisão do consumidor. Se o caso é o preço, então alguns centavos para cima ou para baixo podem incentivar o cliente a comprar em um ou noutro posto. Portanto, se o posto 1 baixar o preço de R$2,90 para R$2,80, certamente ele tomará alguns clientes do posto 2. No entanto, nós já sabemos que, nesse caso, as decisões não são isoladas, visto tratar-se de um típico jogo sequencial. Sendo assim, no dia

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