TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

MARIA DO SOCORRO PEREIRA DAS NEVES

EAD00456777

IMPACTOS AMBIENTAIS DA GARIMPAGEM DE OURO NO RIO MADEIRA EM PORTO VELHO/RO.

PORTO VELHO/RO

Outubro/2011

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

JOCLÉSSIA MARTINS DE JESUS

EAD00456773

IMPACTOS AMBIENTAIS DA GARIMPAGEM DE OURO NO RIO MADEIRA EM PORTO VELHO/RO.

Trabalho apresentado ao curso Gestão Ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Metodologia da Pesquisa Cientifica; Legislação e Direito Ambiental; Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais; Análise Integrada do Meio Ambiente e Recuperação de Áreas Degradadas.

Profºs: Luciana Pires; Andréia Zômpero; Jossan Batistute e Thiago Domingos.

PORTO VELHO/RO

Outubro/2011

Impactos Ambientais da Garimpagem de Ouro no Rio Madeira em Porto Velho/RO.

Este trabalho tem sua relevância porque discute sobre essa problemática, onde o ser humano é o principal responsável pelos impactos ambientais e pela continuidade dessa atividade, não considerando a possibilidade do esgotamento dos recursos naturais.

Localização: Área do Belmont, distante cerca de 20 km da Cidade de Porto Velho/RO.

Atualmente na área existem aproximadamente 30(trinta) dragas, onde as mesmas trabalham diuturnamente para extrair ouro do Rio Madeira, usando garimpagem mecanizada (desmonte hidráulico, bico jato, moihos e dragas) e manual de forma ainda precária, observou-se a falta de um acompanhamento técnico; o garimpeiro trabalha dentro de conhecimentos adquiridos em sua vida profissional, conforme figura 01.

Figura 01 – Garimpeiro trabalhando de forma precária (manual)

Métodos de Garimpagem no Madeira

Existem essencialmente 4 métodos de garimpagem, pelo menos 3 deles são usados especificamente nos garimpos do Rio Madeira:

1- Peneira Metálica – também conhecida como garimpagem manual, em tese a degradação causada por esse método é baixa, esse método ficou ultrapassado a partir da implantação de balsas e dragas no garimpo;

2- Balsas - as balsas funcionam a partir de um sistema de sucção guiado por um mergulhador; o que por sinal ocasionou muitas mortes, algumas causadas por falhas no equipamento, outras pelo simples motivo de se desfazer de um sócio ou um empregado;

3- As dragas - as dragas já não necessitavam do mergulhador, entretanto, o desgaste ambiental causado pelas mesmas é enorme, principalmente pela perfuração realizada por elas, com certeza uma grande colaboração para o assoreamento do rio;

4- A lavra mista - ocorre a partir da remoção da terra com um forte jato d’água, normalmente usado em garimpos em terra firme.

Impactos Negativos:

Os impactos mais significativos estão relacionados aos recursos hídricos. O lançamento de mercúrio, óleos e graxas nos cursos d'água; a remoção das margens e encostas dos rios; a remoção de camadas dos leitos dos rios provocam poluição química, provoca a dispersão do mercúrio na atmosfera. A absorção do mercúrio, seja através da ingestão de peixes contaminados ou através de inalação, causa danos graves ao sistema nervoso humano. A remoção de camadas do solo para abertura de cavas e para a instalação de outras atividades que subsidiam o garimpo implica no desmatamento de mata ciliar, considerada vegetação de preservação permanente e áreas degradadas são simplesmente abandonadas após o esgotamento das jazidas.

A contaminação na cadeia alimentar (peixes –homem) afetando as famílias ribeirinhas que têm como alimento básico o peixe, o que se percebe é que poucas providências estão sendo tomadas. O mercúrio ainda é muito utilizado pelos garimpeiros como forma de recuperar o ouro onde só uma pequena parte é utilizada para formar a liga de (ouro e mercúrio), sendo o restante lançado indiscriminadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com