TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO SOCIAL

Artigos Científicos: QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

RIVANIA ELIAS RODRIGUES

QUESTÃO SOCIAL

Patos 2013

RIVANIA ELIAS RODRIGUES

QUESTÃO SOCIAL

Trabalho apresentado as disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia Portfólio Individual segundo semestre da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.

Patos

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO............................................................................................................6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1. INTRODUÇÃO

A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção. Portanto, a questão social é uma categoria que expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção. Contradição, esta, fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente: os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas. Este trabalho tem como objetivo buscar na história brasileira fatos ocorridos no passado que despertem a reflexão sobre os motivos que desencadearam as questões sociais, fazendo com que o leitor possa fazer uma análise do antes e depois para tirar suas próprias conclusões das mudanças que aconteceram e acontecem nos dias de hoje.

2. DESENVOLVIMENTO

A Questão Social começa a ser olhada mais a fundo a partir do século XIX, levada pelas transformações ocorridas na economia, sociedade e política através das transformações nos processos de industrialização que se deram na Europa naquela época. Era o momento em que a classe trabalhadora começava a se organizar por meio de sindicatos trabalhistas e partidos políticos que tivessem a causa deles como bandeira a ser levantada enfrentando a classe dominadora, nessa luta, o proletariado exigia que suas reivindicações fossem atendidas e a criação das leis e estatutos dos trabalhadores fossem votados na câmara imediatamente.

A indústria impõe uma nova cara ao contexto social, que acarreta em um novo tipo de regulação que está assegurado pelo estatuto do direito do cidadão e enfatiza as obrigações do Estado que podem ter mudanças ao longo do tempo, conforme as novas nuances da economia. O que mais motivava e desencadeava os protestos e manifestações, era o tratamento violento e o modo como era explorada a mão de obra dos trabalhadores e queriam melhores condições e tratamento igualitário para que a luta pela sobrevivência fosse igual para todos. Mas com o passar dos anos aos poucos a classe revoltada foi moldando as ideias sindicais e conseguiram alguns resultados bons provenientes de muitas lutas travadas com os capitalistas, como por exemplo, uma das mais importantes que foi a aprovação da lei das dez horas, também como a redução da violência no ambiente de trabalho.

Pode se afirmar que no Brasil, a Questão Social, foi posta a mesa com bastante atraso, decorrente do sistema colonial, que era baseado na escravidão, no modo de agricultura que era apenas um, no latifúndio de exportação que foi um dos fatos que deixou marcas na economia, na política e na cultura do país. O Estado foi reconhecendo a passos lentos, que as lutas por melhores condições de sobrevivência e de trabalho escreviam a realidade da Questão Social no Brasil, mas só na década de 30 é que vem ser tratada como sendo um problema político, e percebe que há a necessidade da implantação de um sistema de proteção social básica, que assegure os trabalhadores em diversas áreas, como a criação das leis trabalhistas, os Institutos de Aposentadorias e Pensões e a CLT, bem como a garantia de acesso à saúde, lazer, emprego, educação, entre outros que foram introduzidos no Estado de Bem Estar Social, que segue o modelo posto na Europa Ocidental, mas infelizmente no Brasil este modelo não foi consolidado.

Passada a Guerra, acontece uma maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com