TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Atps Alfabetização E Letramento

Dissertações: Quadro Atps Alfabetização E Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa1 Passo 2

Preencher o quadro:

Ano/época Marco histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40-século

XX A 2° Guerra Mundial chegou ao fim, o fim do regime ditatorial do Estado Novo. democratização da educação,a escola passou a receber um número de alunos muito mais numeroso. No Brasil em cada 1000 crianças que ingressaram na 1°Série em 1963,apenas 449 passaram á 2°Série,na época a 1°Série correspondia á série de alfabetização-só o aluno conciderado´´alfabetizado``era promovido á 2°Série.

Até os anos 80 do século XX Queda do Muro de Berlim,durante sua existência,entre 1961 e 1989,o muro quase parou todos os movimentos de imigração e separou a Alemanha Ocidental de Berlim Ocidental por mais de um quarto do século. valorização do aprender brincando ,como jogos,só que sem objetivos específicos.Os conteúdos aprendidos(se é que se aprendia algo)não eram valorizados. Hoje os alunos não rompem a barreira do 1°ciclo,que substituiu a 1°Serie como etapa de alfabetização,ou no caso de sistemas que optaram pelo progressão continuada,passam ao ciclo seguinte ainda não alfabetizados.

Século XXI até os dias atuais. Em 1994 Mandela tornou-se o primeiro Presidente negro da África Do Sul. E é considerado como o mais importante líder da África negra,e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. A Organização dos Estados Americanos(OEA)estabeleceu o período de 2006 á 2016 como a Década das Américas das Pessoas com Deficiência pelos Direitos e Dignidade delas

Nessa primeira Década do século XXI, a experiência de escolarização generelizou-se na sociedade brasileira,alcançando um número significativo de crianças e jovens. As cartilhas por ferirem os princípios da psicogênese da língua escrita,passaram a sofrer severas críticas.

As cartilhas passaram a ser substítuidas por novos materiais didáticos,denominados livros de alfabetização. Nos dias de hoje a alfabetização vai muito mais além dos conteúdos,foi provado que o Lúdico é essencial na alfabetização,hoje a grande maioria das escolas tem outro conceito de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com