TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Letramento E Alfabetização

Exames: Atps Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  4.671 Palavras (19 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 19

ESTAR ALFABETIZADO É....

Ter o conhecimento do alfabeto, sílabas, grafias das letras, unir letras, compreender o que se fala pode ser escrito; memorizar as convenções de letra e som, dominar os traçados das letras.

Interpretar e compreender das letras e símbolos de forma autônoma; adquirir habilidades de decodificar e codificar (ler e escrever);

Seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas (ler)

Portanto conclui-se que estar alfabetizado é mais do que isso é principalmente compreender o que está escrito, processar o significado da ideia que o autor pretende transmitir, sendo realmente o interlocutor do texto, compreendendo, aceitando ou questionando o conteúdo que lê.

PROPOSTAS QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas, importante de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p.24)

Partindo do pressuposto que acreditamos que para alfabetizar letrando é preciso:

Trabalhar com o nome das crianças pois faz parte da identidade de cada um e serve de fonte de informação para escrita de outras palavras;

Trabalhar com textos que a criança sabe de memória (canções, parlendas e trava língua), pois permite que a criança leia sem saber (ler ajustando a fala a escrita);

Trabalhar em duplas utilizando letras móveis para que as crianças pensem a partir de situações reais, como se dá à escrita;

Trabalhar com rótulos, fazer com que as crianças recortem de revistas e jornais, relacionando símbolo com a escrita. Trabalhar com receita, com as crianças em grupo, colocando para cada um trazer um tipo de ingrediente e fazer receita em aula.

04

ETAPA 2

Em busca de qualidade em alfabetização.

O TEXTO

O texto é um todo organizado de sentido, delimitado produzido por um sujeito num dado tempo e determinado espaço e que um texto pode ser escrito, verbal, visual (um quadro), verbal e visual (um filme e musical) (FARACO, 2006, p.54).

Um texto não se define por sua extensão. O nome que assina um desenho, a lista do que deve ser comprado, um conto ou um romance, todos são textos. A palavra “pare”, pintada no asfalto em um cruzamento, é um texto cuja extensão é de uma única palavra. Texto é todo trecho falado ou escrito que constitui um todo coerente dentro de uma determinada situação discursiva, dentro de uma situação social real. (PCN Língua Portuguesa, MEC 1997, p.56).

TÍTULO DO TEXTO AUTOR GÊNERO FAIXA ETÁRIA INDICADA

Narizinho arrebitado Monteiro Lobato Narrativo 09 anos

Trabalhador não é máquina Domenico de Masi Argumentativo 06 anos

Espetinho de cachorro quente Sueli Rutkowski Prescritivo 08 anos

Biografia Carmem Miranda Luciana Lima de Souza Relato 07 anos

Livro explica razão para metais e proteínas não se largarem Carla Sofia Flores Expositivo 10 anos

05

PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

É certo que conforme diz o PCN em ação (1998, p.57) “Ninguém ousa duvidar que o ensino da língua escrita e da linguagem oral são imprescindíveis para formar leitores e produtores de textos. Por isto mesmo apostamos num ensino onde o educador deve ensinar e estimular situações dentro e fora do ambiente escolar. Mostrando para eles que existem várias possibilidades de aprendizagem da leitura, oral e escrita exemplos: através de leitura de placas nas ruas, folhetos de supermercado, listas de compras, livro de histórias, jornal, revistas, quadros de avisos e outros.

Além disso o educador deve propor atividades que desenvolva a interpretação de textos, situações de comunicação, os gêneros, a interação social que ensina as práticas de linguagem que vivenciamos no nosso dia a dia.

Este processo de aprendizagem leitura e escrita tem etapas bem definidas, que vão avançando gradativamente.

O ensino da língua portuguesa é lecionado todos os dias, o que é uma vantagem em relação as demais disciplinas, porém, ensina-se com ênfase somente nas regras gramaticais. Essas regras são ensinadas por meio de fórmulas de memorização, em que não há uma contextualização para que o aluno realmente entenda e com isso aprenda.

Concluímos que para se formar bons leitores e escritores, são necessário que consista no ensino um conjunto de estratégias, fazendo com que os alunos aprendam diversos níveis de conhecimento para desenvolver um autoconhecimento critico, reflexivo, argumentativo, etc.

ATIVIDADE PAUTADA NA SILABAÇÃO

1.LEIA AS PALAVRAS ABAIXO:

MACACO MEDO MIADO

MALA MALUCA MIAU

MEIA MULA MIMADO

MELADO MOLA MIMICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com