TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Letramento E Alfabetizaçao

Casos: Atps Letramento E Alfabetizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Como devemos trabalhar uma boa história

Selecionar: Procurar dentro daquilo que se quer ensinar ou de acordo com o contexto da aula que será dada; pesquisar até encontrar algo que toque o contador de maneira especial. Se for uma história que já veio no material escolar, leia várias vezes buscando algo especial que toque você, porque é só assim que ela será transmitida autenticamente ao público.

Recriar: Não se deve pegar uma história e contá-la como vem escrita, é preciso passá-la para a linguagem oral. Saiba contar a história e não apenas decorá-la.

Ensaiar: Não se deve repetir, nem exagerar nos gestos e movimentos.

A voz deve ser aquecida para garantir um tom adequado e o olhar deve ser dirigido para todos os lados e para todos os ouvintes. Deve se corrigir os vícios de linguagem tais como: então, né, daí e outros.

Estrutura: Deve seguir quatro fases:

Introdução - deve ser rápida, interessante apresentando os personagens sem divagação. Ex: Há muito tempo, Era uma vez...

Desenvolvimento - são contado os fatos essenciais com bastante ação

Clímax- ponto de maior emoção da história.

Conclusão - aqui o contador deve ter maior atenção, pois na conclusão é que transmitimos a lição,o ensinamento para quem ouve.

Etapa 4

De acordo com Teberoski e Cardoso a alfabetização e as atividades feitas em sala de aula são fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Os alunos devem ser estimulados pelos os professores.

Os professores todos com os conteúdos organizados, assim as atividades atingira o objetivo desejado pelo professor que é o aprendizado do aluno.

O termo alfabetizar consiste na técnica de aquisição da língua (oral e escrita) cujo processo depende de um prazo para seu aprendizado, no que consiste ao termo letramento é o desenvolvimento da linguageme a compreensão de sua função.

social, cujo processo é contínuo e aprimorado através das praticas seja no ato de escrever cartas, ler historia entre outros.

Ser professor alfabetizador hoje não é tarefa fácil, sobretudo considerando-se as condições de trabalho.

É preciso destacar que a qualidade da educação oferecida não se resume à atuação do professor e não pode ser reduzida a um “querer fazer”. Desconsiderar o contexto histórico e social em que se desenvolve a atividade docente, desprezando-se os condicionantes objetivos que interferem diretamente na atuação dos docentes no processo educativo das escolas públicas é um equívoco. Colocar a atenção da sociedade exclusivamente no professor é “desviar a atenção do real problema, que é a falta de condições de trabalho e de ensino”.

Ao analisar a tabela pode se perceber que cada serie tem seus conteúdos e suas metas a serem finalizados pelo professor através de atividades, jogos educativos... Pode se perceber também que a cada aula os professores irão trabalhar um gênero escolhido por ele mesmo para facilitar tanto na organização do professor como na aprendizagem do aluno.

Cada Serie tem suas dificuldades tanto para o professor como para o aluno, o professor e o aluno devem estar ligados através do mesmo objetivo que é a satisfação do ensinar e do aprender.

Ao despertar o interesse do aluno para as atividades em sala de aula o professor ao mesmo tempo estar estimulando o aluno a se interessar para aprender o conteúdo por ele dado, e assim o professor conseguirá o objetivo dele que é transmitir para os alunos através das atividades todo o conteúdo de uma forma que os alunos irão gostar de aprender.

O professor é o principal responsável pela aprendizagem dos alunos e para que essa aprendizagem seja bem sucedida é preciso ter em mãos o material e o planejamento das aulas em dia, levar em conta que o plano de aula é importante, pois assim o professor saberá a direção que tomar conforme o conteúdo vai sendo abordado em sala de aula.

As Crianças das séries iniciais são fascinadas por contos de fadas. Vejamos como o professor pode trabalhar em sala de aula Contos de fadas.

As crianças não se cansam de ouvir histórias de contos de fadas que começam “Era uma vez...” e terminam com “viveram felizes para sempre”. Essa ideia cria a esperança de que as coisas na vida podem dar certo e elas podem ter sucesso em suas dificuldades.

Através dos contos de fadas os professores despertam nos alunos curiosidade, interesse sem falar que os alunos ficam fascinados pelos contos e é ai onde começa o desenvolvimento da aprendizagem, ou seja, através do conto o professor pode usar objetos ou ate mesmo a participação dos próprios alunos na historia, assim além dos alunos escutarem a historia eles podem participar da historia reinventando e a contando conforme sua imaginação.

Os contos de fadas exercem uma influência muito benéfica na formação da personalidade porque, através da assimilação dos conteúdos da estória, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas, especialmente quando o herói vence no final.Isso ocorre porque, durante o desenrolar da trama, a criança se identifica com as personagens e “vive” o drama que ali é apresentado de uma forma geralmente simples, porém impactante.

Desta forma, oferece à criança uma referência para elaborar os terríveis elementos ansiógenos que habitam seu imaginário, como seus medos, desejos, amores e ódios, etc., que na sua imatura e concreta perspectiva apresentam-se amedrontadores e insolúveis. Esse aprendizado é captado pela criança de uma forma intuitiva tornando-se muito mais abrangente do que seria possível se fosse feito pela compreensão meramente intelectual.

Outra função importante dos contos de fadas é a de resgatar o “tempo da alma”, pois a vida infantil precisa cumprir cada etapa do seu desenvolvimento para que uma estrutura psíquica equilibrada possa ser elaborada.

A prática dos contos de fadasdeve ser estimulada nas escolas porque nessa atividade fica mais fácil para as crianças falarem sobre suas angústias, partilhar suas dúvidas e ansiedades sem se expor pessoalmente. Isso é possível, pois, ao comentar uma estória, estarão falando dos seus sentimentos, mas não diretamente de si próprias, já que estarão utilizando o recurso das personagens e de uma situação fictícia como apoio. O professor deve escolher estórias que apresentem um

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »