TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas Geradoras Do Conhecimento

Trabalho Escolar: As Empresas Geradoras Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Título dotrabalho:

“As barreiras que impedem as Micro, Pequenas e Médias empresas brasileiras a utilizar a Gestão do Conhecimento.”

Introdução:

A finalidade deste trabalho é apresentar e analisar comoa gestão do conhecimento é aplicada nas pequenas empresas brasileiras. Primeiro passaremos pelos conceitos de conhecimento e gestão do conhecimento. Logo em seguida faremos um apanhado sobre as microe pequenas empresas brasileiras, seus problemas e como elas encontram barreiras para utilizar a Gestão do Conhecimento como ferramenta.

Apresentação e desenvolvimento:

Um dos maioresdesafios das micro e pequenas empresas brasileiras é como implantar a gestão do conhecimento no ambiente de trabalho. Em um mercado tão acirrado e competitivo no qual vivemos, o conhecimento tornou-se umaarma a favor das empresas que souberem como e por que utiliza-la, porém elas acabam encontrando barreiras poderosas pelo caminho. Para entendermos essas barreiras primeiramente precisamos entender o queé conhecimento e gestão do conhecimento.

Com a ajuda da globalização, o conhecimento se tornou a onda do século XXI e principal ferramenta para que as organizações não parem no tempo econsigam alcançar seus objetivos no mercado. O conhecimento se tornou alvo de estudo de vários pesquisadores , como Probst, Davenport, Prusak, Cruz, Bukowitz, Willians, Terra entre outros tantos queenxergaram o seu verdadeiro potencial e encontraram diversas definições para o mesmo. Talvez a definição que mais se aplique no mercado brasileiro seja a de Probst:

“Conhecimento é o conjunto totalincluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto a prática, as regras do dia a dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com