TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Criadora Do Conhecimento

Trabalho Universitário: A Empresa Criadora Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

1. A Empresa criadora do conhecimento

Para que a empresa Brasil Motores S.A conquiste novamente seu espaço no mercado, precisa aprender lidar com as mudanças constantes e conseguir responder a estas mudanças. Assim, suas verdadeiras necessidades passam a ser agora a capacidade de se renovar, de criar e lidar com novo conhecimento, se tornando inovadora. Para que este espirito inovador seja implementado, algumas condições devem ser atendidas e alguns problemas resolvidos:

Valorização dos palpites: a empresa deve aprender ouvir as ideias de todos os funcionários, e estas ideias devem ser testadas e aproveitadas por todos dentro da organização, porém para isso é essencial haver comprometimento por parte dos empregados com a missão da empresa.

Conhecimento explícito: a empresa possui os manuais que orientam como operar as máquinas e demais informações sobre a empresa, porém este material deve estar sempre acessível, atualizado e suas informações devem ser claras, e é necessário um incentivo por parte da organização para que todos os colaboradores se comprometam em estuda-lo. Uma boa dica é conhecer e ouvir seus funcionários, aprender um pouco mais sobre suas atitudes e comportamentos e depois acrescentar tudo isso em um relatório de melhorias para elevar a segurança do local. Os funcionários ficaram mais animados, sabendo que também estão sendo ouvidos e estão podendo ajudar, e nossa empresa verá como estas discussões internas entre os departamentos auxiliam na evolução e aperfeiçoamentos dos produtos fabricados.

Conhecimento tácito: este é conhecimento que existe na cabeça das pessoas, obtido através da experiência que cada um adquiriu o longo de sua vida. O Senhor Manoel de Oliveira é um exemplo deste conhecimento, era conhecido por todos na empresa por ser dedicado e competente. Porém para que uma empresa se mantenha firme no mercado, é preciso que todos os seus colaboradores sejam competentes, o conhecimento e experiências precisam ser passadas de um para outro, e não se manter isolado, além do mais a organização precisa estar preparada para a substituição de funcionário, e se esta aprender a reter o conhecimento de funcionários que se afastam, poderá contar com uma importante ferramenta de competividade. A socialização é um processo de compartilhamento de experiências que auxiliará muito, pois os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte através da observação, imitação e prática. Se José Carlos tivesse tido esta oportunidade de aprender com o Mestre Manoel, poderia ter incorporado este conhecimento, e multiplicado fazendo que mais pessoas o possuíssem, este processo chamamos de internalização.

Concepção da organização: a empresa é uma máquina de processar informações, necessita buscar soluções por meio da interação dinâmica entre seus membros e o ambiente para solucionar problemas, fazendo que seus empregados tenham noção de sua importância para toda organização e criando e definando novos problemas e conhecimentos.

2. Espiral do Conhecimento

O Conhecimento nasce no indivíduo e deve se espalhar por toda organização e até para além dela, assim contaremos com cinco condições que favorecem a execução deste processo.

Condição 1: Intenção Organizacional : a empresa deve elevar o comprometimento dos funcionários, tem que querer e investir em condições que favoreçam o novo conhecimento. A Intenção Organizacional deve dar um sentido coletivo que promova maior comprometimento dos funcionários com a empresa, isso está muito relacionado à Visão e à Missão da empresa, que devem ser conhecidas e orientadoras dos funcionários.

Condição 2: Autonomia: está relacionada à liberdade de criação e ação dos funcionários. Ao permitir que os funcionários atuem de forma autônoma, aumentam as possibilidades de motivação dos indivíduos, o compartilhamento de informações e a geração de novos conhecimentos.

Condição 3: Flutuação e Caos criativo: relacionados à interação da organização com o ambiente externo. A necessidade de um processo contínuo de questionamento e reconsideração das premissas existentes, favorecendo assim o pensamento novo e a criação do conhecimento organizacional. Duvidar de "verdades", mergulhar na ambigüidade e procurar "ordem a partir do ruído", são exemplos de Flutuação. O Caos está ligado à ideia de crise, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com