TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Os Conceitos Doutrinarios De Remuneração E Salario

Trabalho Escolar: Quais Os Conceitos Doutrinarios De Remuneração E Salario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 8 – Macroeconomia: o lado externo da Economia

Nesta aula-tema, apresentamos o setor externo da economia, as relações comerciais e seu processo de contabilização, bem como as relações entre importação, exportação e taxa de câmbio. A presente discussão baseia-se no livro-texto Economia[1] (páginas 84 a 115).

Relações comerciais externas mantêm-se, entre outras razões, porque nenhum país é auto-suficiente em todas as suas necessidades. É necessário estabelecer relações comerciais com outros países para que cada um dos parceiros comerciais possa suprir-se de bens de que não dispõe e ofertar produtos e serviços nos mercados estrangeiros.

A teoria moderna do comércio internacional postula que as vantagens comparativas (e, logo, a direção do comércio) são dadas pela escassez ou abundância relativa dos fatores de produção. Os países que têm vantagens na produção de bens de consumo podem vender seus produtos a um preço menor no mercado internacional. Assim, estabelece-se uma competitividade saudável.

Quando o preço do mesmo bem, lá fora, fica mais alto que o preço dele internamente, a tendência é exportar mais. Mas se o preço interno for maior que o desse bem no exterior, será mais vantajoso para o empresário vender seus produtos ou serviços no mercado interno.

O regime cambial é outro aspecto que pode afetar o equilíbrio entre importação e exportação. Vários países têm sua própria moeda. A conversão de uma moeda estrangeira em real se dá pela taxa de câmbio nominal, que é o preço da moeda estrangeira (também chamado divisa) em termos da moeda nacional. Esse valor é determinado pela oferta e demanda de divisas, ou seja, pelas relações entre importadores e exportadores.

A oferta de divisas depende do volume de exportações e da entrada de capitais externos no país. Já a demanda de divisas depende

Vá para a Página1 2 3 4 5 6 7 8 9 Anterior | Próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com