TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Seriam A Seu Ver Os Pontos Fortes E Fracos Apresentados Pelo Texto Sobre O Cirque Du Soleil?

Artigos Científicos: Quais Seriam A Seu Ver Os Pontos Fortes E Fracos Apresentados Pelo Texto Sobre O Cirque Du Soleil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  2.185 Visualizações

Página 1 de 9

COMO FUNCIONA O CIRQUE DU SOLEIL

Texto adaptado

por Elizabeth Nixon

Revista Exame – Fev 2012

INTRODUÇÃO

Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos (a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.

Foto: A dança do fogo

Esta grande popularidade pode ser atribuída à extraordinária experiência de ver o Cirque de perto. A combinação do trabalho dos artistas, diretores e equipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a platéia deslumbrada. O Cirque é reconhecido em praticamente todo o lugar que vai.

O Cirque du Soleil encerrou em junho sua segunda turnê pelo Brasil, em temporada que começou para o público em 15 de setembro em Curitiba. A trupe se apresentou em seis capitais brasileiras seu espetáculo Alegría, numa temporada de quase 10 meses. Ao todo, foram 250 apresentações. Como você pode imaginar, são necessários muito trabalho e talento para realizar um espetáculo como este. Neste artigo, vamos entrar no Grand Chapiteau (A Grande Tenda) da turnê Alegría e desvendar a magia do Cirque du Soleil.

FUNDAMENTOS DO CIRQUE

O Cirque du Soleil nasceu em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, quando um grupo de artistas de rua se juntou para criar um espetáculo que tinha de tudo. Eles andavam sobre pernas de pau, cospiam fogo e faziam malabarismos. Ao longo dos anos, o grupo cresceu, criou novos espetáculos e começou a visitar novas cidades.

Hoje, o Cirque possui cinco espetáculos itinerantes e quatro fixos (que ficam apenas em uma cidade). A idéia é adicionar um novo a cada ano. Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca se afastou de suas raízes, a arte de rua. Ao contrário de muitos circos famosos, que têm números com animais, o Cirque du Soleil utiliza exclusivamente o talento extraordinário de seus artistas. Para criar um espetáculo, a equipe reúne diversos talentos de todo o mundo e os transforma em um grupo harmonioso.

Tanto os espetáculos itinerantes, como Alegría e Varekai, quanto fixos como “O”, em Las Vegas, são realizados de acordo com dois elementos principais: trilhas sonoras e temas únicos. Como vamos ver a seguir, estes elementos auxiliam o desenvolvimento de cada número, cenário e figurino dos espetáculos.

TEMA

O Alegría, foi o segundo espetáculo criado pelo Cirque, em 1994, na sede artística de Montreal. É sempre na sede que a equipe de criação - incluindo o fundador Guy Laliberte, diretores, diretores artísticos, criadores de cenário e figurino e os coreógrafos - se reúne para discutir sobre novos espetáculos.

O primeiro item a ser determinado é o tema - uma escolha difícil, já que deve interligar todos os números sem que seja necessária muita narração. A equipe do Cirque evita as narrações para permitir que o público interprete o espetáculo da maneira que quiser.

Os temas do Alegría são vários, como poder (mau uso do poder político e sua transferência através das gerações) e contraste (antigas monarquias e modernas democracias, velhice e juventude). Para representar tudo isso, os personagens do espetáculo se caracterizam de mendigos, crianças, velhos aristocratas e bobos da corte. Em cada espetáculo do Cirque, o tema é estreitamente ligado à trilha sonora. Na próxima seção, vamos conhecer esta parte do processo criativo.

O ELENCO

O trabalho dos artistas, com seus números incomparáveis, é a parte mais importante de todos os espetáculos do Cirque du Soleil. Agentes e olheiros vasculham cidades e lugares remotos à procura de novos talentos para os espetáculos do Cirque.

Além disso, os agentes realizam testes duas vezes ao ano na Sede Internacional, em Montreal, e os artistas também podem enviar vídeos com suas performances. Atualmente, a base de dados do Cirque du Soleil possui mais de 20 mil fichas de artistas, com números que são considerados de sublimes a estranhos. Parisien conta o vídeo de um homem: "foi algo muito especial...ele encostou o nariz em um copo e depois ficou movendo o copo para parecer que o nariz estava se mexendo...é muito estranho...eu ri na primeira vez que vi isso".

Todos os artistas do Cirque du Soleil devem fazer um treinamento ou "aulas de formação" antes de participar dos espetáculos. Cada um deles é enviado para Montreal, onde treinam de um a seis meses na Sede Internacional. Mais de 50% dos números do Cirque são de ginástica artística, os outros são uma mistura de artes circenses e conhecimentos teatrais.

Para os artistas sem conhecimentos em teatro ou artes circenses, as aulas de formação são cruciais. Durante este período de treinamento, os artistas aprendem as habilidades necessárias para efetivamente interagir com públicos de 3 mil pessoas.

FIGURINO

O desenvolvimento do figurino e da maquiagem é um elemento importante em todos os espetáculos do Cirque. O objetivo do criador de figurino é desenvolver uma roupa que represente um personagem e permita que o artista se apresente com liberdade, tudo isto combinado com elementos estéticos e cuidados com a segurança. Dominique Lemieux tem criado o figurino de muitos espetáculos do Cirque du Soleil, incluindo o Alegria. Lemieux trabalha com mais de 300 artesãos e 80 criadores na Sede do Cirque para desenvolver, produzir e conservar todos os figurinos para o Alegria e outros espetáculos. No Alegria, Lemieux usou os figurinos para representar o contraste e o poder na luta entre a "juventude" e a "velha guarda". Por exemplo, os figurinos usados pelos Anjos Brancos e pelos Velhos Pássaros representam o contraste entre o novo e o velho.

Como o número dos Anjos Brancos é feito nas barras russas, segurança e espaço para o movimento foram levados em consideração para desenvolver suas roupas leves, mas firmes. Usando uma ferramenta especialmente desenvolvida pelo Cirque, os criadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com