TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são Os Antecendentes Do Debate Sobre Eja No Brasil?

Artigos Científicos: Quais são Os Antecendentes Do Debate Sobre Eja No Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 9

1.1 Paiva,na sua obra Educação popular e educação de adultos,demonstra que Rui Barbosa, em 1882, manifestou a sua Quais são os antecedentes do debate sobre a EJA no Brasil?

A Educação é um dos direitos sociais garantidos no texto constitucional de 1988. Ela tem estado presente nas lutas de diversos movimentos sociais, que demandam acesso e permanência na escola.Por sua vez,a educação é um dos elementos do contexto social de toda e qualquer sociedade e,está atrelada ao cenário conjuntural econômico-político de cada momento histórico.

1.1.1 Sobre a desigualdade social

Todos sabemos que a desigualdade social é a marca registrada do Brasil,assim como a concentração da terra e da renda.Para compreendermos a desigualdade social,podemos lembrar alguns exemplos:direitos diferentes para senhores e escravos; proibição do voto à pessoa analfabeta; seleção das pessoas votantes em função da renda anual líquida; discriminação em função de cor, religião ou raça etc.

Existem vários fatores que desencadeiam a resposta a esta questão vejamos!

* Baixa escolaridade- Durante muito tempo a população ficou sem acesso à educação,pois não existiam escolas,especialmente nas localidades mais distantes do núcleo urbano.

* Ideologia relacionada a trabalho no campo e estudo- O Brasil foi marcado por relações de trabalho predominantemente rurais até meados do século xx. A ideia que se tinha era de que para trabalhar no campo não era preciso estudo.

* Exclusão social- Até 1888 havia predomínio de relações escravocratas no campo e o analfabetismo era quase generalizado.

* Deficiência na formação dos professores- Uma frágil formação articula-se a uma difícil prática educacional, com isso abre-se espaço para a reprodução da prática educacional “bancária”,para usar um conceito sistematizado por Paulo Freire.

* A Tardia prática da educação escolar pública e da educação de adultos no país- A Política educacional para o país tem os seus primórdios com a vinda da família real para o Brasil, em 1808,porém, no decorrer desse mesmo século, os debates,os projetos etc. Tentarão colocar em foco a educação popular e com ela a obrigatoriedade e a gratuidade da ensino.

1.1.2 A Educação de adultos e a educação popular

A Educação que hoje é denominada de jovens e adultos em outra perceptiva já foi chamada de educação de adultos e de educação popular. A Educação popular é um paradigma educacional,se assim se pode dizer que articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.

Ela foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores. Paulo Freire é um dos educadores que adensou o debate da educação popular no Brasil, particularmente nos anos de 1960.

1.1.2.1 Sobre o adulto na legislação

O Saber ler e escrever,especialmente entre os adultos,foi motivo de maior atenção na história da educação brasileira com a lei Saraiva ou “Nova lei Eleitoral”,sancionada pelo imperador,em 9 de janeiro de 1881.

O Adulto iletrado marcava uma sociedade então bastante subdesenvolvida. Era tratado como ser “ignorante” e como sujeito que precisava ser “ajustado socialmente”, e a educação era um dos caminhos para superar o atraso, que se dizia no campo da política,encontrava a sociedade brasileira.

1.1.2.2 A Educação popular

1.2 preocupação com a educação popular,ao salientar a ‘absoluta miséria do ensino popular no país”,chamado a atenção para os parcos recursos orçamentários que eram destinados “a educação, em torno de 1,99%,ao lado de despesas militares da ordem de 20,86% do total de despesas do Império ( Paiva,1987,p.72) Sua ênfase voltava-se para a responsabilidade do Estado com a educação pública.

Podemos dizer que,no Brasil, a educação de adultos ganhou maior importância quando foi ampliado o debate em torno da educação popular.

Dessa forma,dois fatores foram essenciais para a expansão do ensino supletivo: 1) o processo de migração campo-cidade,2) a preocupação governamental com a expansão do ensino elementar e com ele a educação de adultos, tendo papel decisivo a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino primário(FNEP), em1945.

Outro Autor que nos auxilia a compreender a construção e presença da educação popular no Brasil é Brandão. Ele descreve quatro posturas de educação popular: a primeira é “a postura daqueles que negam o seu valor como algo que mereça ser considerado como uma visão de uma tendência,uma escola,uma filosofia, um sistema de,uma metodologia ou uma prática pedagógica”(2008,p.20). A Segunda é a postura “daqueles que reconhecem uma relevante importância cultural para a educação popular. No entanto,observam que ela está situada muito mais no campo dos movimentos sociais do que no da educação”(2008,p.20).

A Terceira é a postura que “remete á educação popular como um fenômeno situado e data na história da educação de alguns países da América Latina,tendo o Brasil como um foco de origem”(2008,p.22). Por Fim, a quarta postura se refere “aquelas pessoas que atribuem à educação popular uma história mais longa,mais fecunda,mais polêmica e bastante diversificada”2008,p.24).

1.3 As Campanhas de EJA a partir de meados do século xx

A Campanha de Educação se refere a um movimento que emerge da iniciativa governamental e tem o intuito de amenizar a discrepância social no que se refere à situação de escolaridade da população.

1.3.1 Iniciativas governamentais

A Primeira Campanha de Educação de Adultos(CEA),ou Campanha de Educação de Adolescente e Adultos(CEAA),Foi criada em 1947 e extinta em 1963. Ela tinha o objetivo de expandir entre as massas os postulados do novo regime político- a democracia liberal.

A Fase extensiva se referia ao ensino das técnicas de leitura e escrita

alfabetização em três meses e condenação do curso primário em dois períodos letivos de sete meses de duração, e a fase de “ação em profundidade” deveria oferecer capacitação profissional “as comunidades e estar ligada à ação nesses meios.

A Primeira Missão rural foi organizada em 1950 e tinha como objetivo desenvolver a organização social das comunidades por meio da ação conjunta de “agrônomos, veterinários,médicos,enfermeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com