TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação?

Tese: Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 01. Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina. (Valor: 0,5)

Emissor: quem transmite uma ideia, se comunica.

Receptor: individuo ou grupo a quem a mensagem é destinada.

Canal: meio pelo qual a mensagem é enviada.

Código ou Linguagem: elementos cognitivos em que o emissor ambienta a mensagem para a interpretação pelo receptor.

Contexto: situação ou momento a quem a mensagem se refere.

QUESTÃO 02. Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados. (Valor: 1,0)

Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. Atualmente os estudos sobre a Comunicação Organizacional se ampliam e tendem a levar cada vez mais em conta aspectos político-económicos das instituições, sua inserção em contextos micro e macro-sociais, a existência de novas tecnologias de comunicação e as novas configurações das relações com os públicos. Diversas disciplinas contribuem para tais estudos, como a Antropologia (cultura organizacional), a Sociologia (revisão dos conceitos de público, estudos das redes sociais e teorias das ações coletivas), a Filosofia (ética, estudo dos conceitos e das lógicas dos discursos e práticas institucionais) e a Administração (estudos das organizações, gestão estratégica).

• Para Riel (1995) comunicação organizacional engloba relações públicas, estratégias organizacionais (public affairs), marketing corporativo, propaganda corporativa, comunicação interna e externa, enfim um grupo heterogêneo de atividades de comunicação, voltadas fundamentalmente para os públicos ou segmentos com os quais a organização se relaciona e depende.

• Kreps (1990) por sua vez, entende a comunicação organizacional como um processo através do qual os membros das organizações obtêm as informações pertinentes sobre ela e as mudanças que nela ocorrem. Na perspectiva deste autor, a comunicação organizacional desempenha uma função de fonte de informação (data-gathering) para os membros da organização. A informação se constitui na variável intermediária que une a comunicação à organização.

• De acordo com Clemen (2005, p. 15) “ Temos de saber diferenciar um ato de comunicação interpessoal (umadas atribuições gerenciais), por exemplo, de um processo de comunicação interna que atinge a toda Organização”.

• No nível organizacional Kunsch (1986, p. 32) afirma que “se trata das redes de sistemas de dados e dos fluxos que ligam entre si os membros da organização e desta com o meio ambiente”. Ou seja, se é analisado a comunicação entre cliente interno e externo, assim como a comunicação utilizada para fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.

• Para Restrepo J. (1995) a comunicação nas organizações deve ser entendida de forma integral, permeando todas as ações organizacionais, viabilizando de maneira permanente a construção de sua cultura e identidade, e marcando um estilo próprio e suas formas de projetar-se exteriormente (a construção de sua imagem).

• Tourquato (2002, p 35), por sua vez, afirma que a comunicação organizacional “ é a possibilidade sistêmica que, integrada, reúne as modalidades de comunicação cultural, comunicação administrativa, comunicação social e sistemas de informação”.

QUESTÃO 03. Relacionando os conteúdos estudados das aulas 01 a 05 da disciplina, explique como poderia se ocorrer o processo de comunicação oral entre uma organização e seus colaboradores quando sua equipe de gestores desejasse divulgar para o seu chão de fábrica a missão, visão e os valores da organização. Lembre-se de todos os elementos que compõem o processo de comunicação. (Valor: 1,5)

Os tipos de comunicação variam de acordo com a situação respectiva do emissor e do receptor. As comunicações administrativas consideradas como fontes de comunicação social e humana encontram os seguintes elementos: comunicador, mensagem e destinatário. O processo de comunicação envolve no mínimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com