TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os objetivos da logística?

Tese: Quais são os objetivos da logística?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  Tese  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são os objetivos da logística? Explique-os.

A Logística tem como objetivos:

a) Redução de Custos: referindo-se ao aumento de eficiência das operações, ou seja, produzir ou prestar os serviços da maneira mais econômica que for possível, eliminando desperdícios ou inconformidades;

b) Redução do Capital Investido: significa aperfeiçoar os investimentos de capital disponível de forma a se obter a melhor remuneração possível. Assim, o dinheiro que fica parado na forma de estoque, por exemplo, representa um investimento “não inteligente”, pois estoque, na maioria das vezes não se valoriza com o passar do tempo, mas, sim, perde valor e fica obsoleto.

c) Melhorias no serviço: representa um objetivo de fazer com que os clientes possam reconhecer e valorizar os serviços logísticos que lhes são prestados e isto ocorre quando se alcança os dois primeiros objetivos, mas, além disto, aproveita-se do fluxo de informações gerenciado pela logística a fim de oferecer serviços e informações complementares aos clientes, dando-lhes segurança quanto a prazos de entrega, garantia, status do serviço de entrega/fabricação, ligação EDI entre controles de estoques etc. Enfim, significa estreitar laços a fim de colaborar com os resultados dos clientes, criando relações de parceria e comprometimento.

2) Qual a relação da logística com o planejamento estratégico empresarial?

A logística integra duas ou mais áreas operacionais das organizações. Ela trata do fluxo das informações dos produtose serviços desde os fornecedores primários até o consumidor final. Portanto, está afeta à logística aquela grande questão no mercado de ter o produto certo, na quantidade certa, no tempo certo, no local certo, nas condições estabelecidas e ao mínimo custo. A logística pode ser considerada uma ferramenta estratégica, na medida em que freqüentemente causa impactos positivos no desempenho de muitas áreas empresariais contribuindo para que as metas das organizações sejam alcançadas.

3) Por que se diz que a logística merece papel de destaque nas empresas?

A logística, pelo fato de trabalhar o encadeamento de todos os processos, pode proporcionar agilidade, velocidade às organizações. Assim, as empresas passam a enxergá-la como uma fonte de vantagem competitiva, isto porque na sua nova configuração estratégica, a logística está se tornando um facilitador crítico para integrar uma visão sistêmica de gerenciamento da empresa global. Isso faz com que a organização possa responder as mudanças do mercado com produtos e serviços que forneçam soluções inovadoras para os problemas dos clientes.

4) Em que consistem os lead times?

Lead times é uma expressão que indica tempos de espera e eles podem ocorrer nos âmbitos interno e/ou externo da organização. Internamente, eles ocorrem, com freqüência, entre etapas diferentes da transformação das matérias-primas em produto final. Já no âmbito externo, normalmente, corresponde ao tempo gasto pelo fornecedor para entregar, efetivamente, os produtos ou5) Explique o que é um trade-off.

Trade off é uma expressão inglesa utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com