TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a competição ideal e quais são as principais características?

Tese: Qual é a competição ideal e quais são as principais características?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

Resposta: É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado. As principais características de um mercado de concorrência perfeita são: grandes números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala (produção em larga escala); nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições - quem dita à regra é a lei da oferta e da procura - o senhor da situação é o mercado; vendedores e compradores ficam subordinados ao mercado.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Resposta: Porque não conseguem influenciar o preço e pode vender a quantidade que quiser ao preço de mercado (fixado pelo equilíbrio entre a procura de mercado e a oferta de mercado)

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

Resposta: A meta de uma empresa é maximizar o lucro econômico, que é igual à receita total menos o custo total. O custo total é normal, o retorno que o empresário pode esperar receber em média em um negócio alternativo. Essa é uma característica desse mercado, no longo prazo não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário.

4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

Resposta: A relação e o consumidor. A curva na demanda de produção esta na demanda do consumidor, ou seja, eles dependem do consumidor.

5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolham um case a ser mencionado / anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

Resposta: Brasil abre vantagem sobre concorrentes na produção de arroz

De acordo com o consultor Carlos Cogo, parceiros do Mercosul não tem mais áreas para avançar plantio

Tweet

O Brasil deixou de ser um importador líquido e passou a ser exportador líquido de arroz. A afirmação é do consultor Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica. Ele falará sobre o tema aos produtores do grão nesta quinta-feira do painel Produtividade da Produção de Arroz no Rio Grande do Sul, durante o evento que marca a abertura oficial da colheita.

Segundo o especialista, o Brasil está em vantagem competitiva na produção, pois as áreas de arroz na Argentina e Uruguai não avançam mais. A exceção, de acordo com Cogo é o Paraguai, onde os brasileiros buscam áreas para arroz irrigado. O analista lembra também que a soja esmagou o arroz de terras altas em todas as regiões do Brasil. "Mas no Rio Grande do Sul, ao contrário, a soja serviu de pilar para o setor arrozeiro ganhar poder de negociação ao vender a safra. Com duas lavouras e o boi valorizado, ninguém mais vende arroz a qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com