TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância da comunicação na negociação

Tese: Qual é a importância da comunicação na negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a importância da comunicação na negociação?

O sucesso de uma negociação depende de uma boa comunicação entre as partes e a informação assume um papel importante neste processo. Sabemos bem que a falta de comunicação muitas vezes, pode gerar desentendimentos, sendo assim, saber se expressar, fazer com que a outra parte entenda o que está querendo dizer, ser simpático, claro e objetivo nas linguagens, pode ser uma grande ferramenta para garantir boas negociações.

Porém, é necessário entender o que é comunicação, ser informal, usar palavras fortes e exageros verbais não funciona com todo mundo. O risco de ser inconveniente é maior que o de ter sucesso, e o que poderia ser divertido, torna-se chato. Saber se portar, entender as necessidades da outra parte, ser um bom ouvinte, e tentar da melhor forma, convencer a outra pessoa de que aquilo que esta expondo pode ser bom, de um modo que seja bom para ambas as partes. Você sabe que se comunicou bem quando o cliente entendeu você com clareza. A comunicação pode ser feita não só através da fala, mas também é muito importante saber desvendar os sinais que a outra pessoa faz, através de um gesto, ou de um olhar.

É bastante comum que as partes entrem em intensa confrontação sem que nenhuma delas tenha a real consciência de qual é a posição da outra e isto pode ocorrer devido a falhas na comunicação. Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e a interpretação da mensagem. Por isso, as organizações devem ficar atentas a cada um desses elementos para que haja sincronismo na comunicação e que a informação seja transmitida com qualidade e de forma clara em todas as etapas do fluxo comunicativo.

4. Qual é a melhor forma de se fazer uma comunicação assertiva em uma negociação?

Comunicação assertiva pode ser definido como um estilo de comunicação em que uma pessoa com muita clareza e de forma adequada, sem soar agressivo, é capaz de trazer suas opiniões, pensamentos e sentimentos na frente dos outros. Ao mesmo tempo, sendo claro em sua comunicação, ele dá o devido respeito às opiniões de pessoas que ele está falando. Tal estilo de comunicação é muito vantajoso, pois ajuda a pessoa a chegar a soluções construtivas para um determinado problema. Comunicação assertiva tem muitas vantagens. O mais importante é que ele ajuda a chegar a soluções e alcançar os objetivos traçados.

É necessário ter um respeito mútuo entre as partes, fazendo com que ninguém saia perdendo.

Outra vantagem das habilidades de comunicação assertiva é que uma pessoa é capaz de expressar-se livremente e isso reduz o seu estresse ou ansiedade. Uma pessoa, que é capaz de desenvolver um estilo de comunicação torna-se confiante e, portanto, tem uma elevada autoestima.

Para esse tipo de negociação, são necessários alguns pontos como, compreender as pessoas, assim você cria um laço, tendo uma melhor negociação, manter uma linguagem corporal, fazendo sempre um contato visual e gestos apropriados durante a negociação, acreditar em si mesmo, expondo todo seu ponto de vista e suas opiniões com confiança, e ter prática, no final, como qualquer outra habilidade, a desenvolver uma comunicação assertiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com