TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o título do artigo? Descreva o nome do autor e a filiação institucional.

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é o título do artigo? Descreva o nome do autor e a filiação institucional.

O titulo do artigo base é Sofrimento Ético-Político: uma análise do estado da arte e o artigo usado de apoio tem como tema a : Dialética Inclusão-exclusão

2) Descreva o(s) objetivo(s) do artigo escolhido pelo grupo.

O objetivo principal do artigo Dialética Inclusão- Exclusão, é colocar em tese a inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino.

Para que essa inclusão seja feita, são considerados dois sistemas de adaptar esses alunos nos devidos sistemas de ensino : a integração e a inclusão. Na primeira forma, a integração , o aluno é inserido no sistema ou na estrutura da escola ,sem haver mudanças significativas na estrutura da escola ou no método de ensino. Trata- se do sistema de “cascata “ (MANTOAN, 1998), onde o aluno pode ir de um modelo especial de ensino para um regular sem grandes problemas.

Já na inclusão, a inclusão do aluno é feita de forma mais radical, embasado nos direitos humanos o discurso de que todos os alunos devem ser incluídos, sendo preciso assim, a escola mudar sua estrutura e seu método de aprendizado, para tornar a educação acolhedora para todos.

3) Descreva a teoria psicossocial apontada no artigo como base para a elaboração do texto/pesquisa. Aponte as suas principais definições. 

Em ambos os artigos escolhidos e citados acima, tem como tema principal a dialética entre a exclusão e inclusão social, essa dialética possui duas extremidades que vão desde o sentir-se incluído até o sentir-se discriminado, porém essas duas extremidades não se dá simplesmente pelo foco econômico, mas também pela pobreza infantil, racismo, etnias, deficiências.

Elas conversam entre si já que, como diz Sawaia (2001, p.8), a sociedade exclui para incluir, porque quando você exclui alguém você o inclui em outra situação, pode também ser chamado de processo social.

4)Descreva o método usado pelo autor do periódico em questão para concretizar o projeto.

No artigo Dialética Inclusão – Exclusão, deixou-se claro que para conseguir analisar a chamada inclusão escolar seria preciso ter a perspectiva fenômeno histórico.

Foi enfatizado algumas situações de ampliação de oportunidades educacionais no ensino, como a criação de testes psicológicos para diagnosticar a capacidade intelectual do indivíduo.

Assim, na década de 30, foi feito experiências pedagógicas, como escolas para cegos, surdos, mudos e deficientes mentais, além da criação de salas especiais para alunos que não conseguiam, por algum motivo, aprender na escola.

5)Apresente os principais resultados e discussões obtidos pelo autor do artigo

Foi destacado que houve uma ampliação nas oportunidades para os desfavorecidos, porém tais propostas de inclusão foram apresentadas num momento de crise econômica (desemprego, baixos salários). E, na atualidade isso sempre se repete, propostas de inclusão são feitas no momento em que o modelo econômico atinge níveis de exclusão.

Assim, a discussão referente a inclusão deve ser feita na sua interface com a exclusão, em sua contraditoriedade, e também, ser entendida como um projeto vasto.

6)Apresente as principais conclusões retiradas do seu corpus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com