TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Projeto de pesquisa: Gerenciamento da Qualidade do Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.659 Palavras (19 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 19

Educandário Carlos Drumond de Andrade

Curso Técnico em Eletrônica

Leivson Santos Rapina

Luiz Carlos Alves

Gerencia da Qualidade de Projetos

Nanuque – MG

2012

Leivson Santos Rapina

Luiz Carlos Alves

Gestão da Qualidade de Projetos

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão da Qualidade Ambiental, curso técnico em eletrônica, Educandário Carlos Drumond de Andrade.

Nanuque – MG

2012

Sumario

Introdução................................................................................................................01

Desenvolvimento.....................................................................................................01

Gerência da qualidade de projetos........................................................................02

Acompanhando a qualidade de projetos..............................................................04

Comparação entre o guia PMBOK(2004) e a NBR ISO 9001 (2000)....................05

A garantia da qualidade..........................................................................................08

A Qualidade Nas Empresas de Projetos Brasileiras...........................................09

Conclusão...............................................................................................................17

Referencias bibliográficas......................................................................................17

Introdução

A gestão da Qualidade é uma das sete Áreas de Conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto. Os princípios e os processos da gestão da qualidade têm sido bastante discutidos, devido à falta de qualidade dos projetos, considerada como grande barreira para o avanço tecnológico e organizacional da indústria de construção do país.

A Qualidade na Gerência de Projetos é uma busca constante durante a trajetória da História humana, iniciando-se quando as pessoas começaram a produzir e também a se preocupar com a verificação do bem produzido antes da entrega. Com o passar dos tempos, a busca de mecanismos de controle de qualidade tem evoluído, e contribuído para a proposta de novos rumos para antigas fórmulas, adequando às práticas as novas necessidades, para que haja a satisfação do cliente desenvolvendo salutar das empresas que o atendem. A busca da qualidade deve acompanhar os órgãos de controle de qualidade da atualidade como ISO (International Organization for Standardization, Organização internacional de normalização).

Desenvolvimento

Este trabalho tem uma grande importância na qualidade da gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos sugeridos pelo PMBOK e as ferramentas que são utilizadas na etapa de planejamento, garantia e controle da qualidade. Por fim, aborda-se a questão da qualidade nas empresas de projeto brasileiras, suas dificuldades, motivações e os resultados obtidos.

Gerência da Qualidade de Projetos

Com a abertura dos mercados e o brutal aumento da competitividade, o cenário internacional fica muito mais instável, em um ambiente de grandes mudanças. Neste ambiente, é fundamental a existência de uma forma estruturada de implementação de mudanças, de forma a garantir o seu sucesso.

A única forma de se programar mudanças, de qualquer porte, segmento de negócio ou natureza, é através de projetos. Em sua organização, tudo que tiver a palavra “novo”, obrigatoriamente, terá que ser feito através de um projeto. Isto cria a necessidade de novas competências e atitudes, e a função de Gerenciamento de Projetos passa a se tornar mandatória nas organizações de todos os segmentos. As exigências de elevados níveis de desempenho, efetividade de custos e competitividade, são características do ambiente de negócios de infra-estrutura. Sem projetos de infra-estrutura não há desenvolvimento econômico.

Neste cenário, gerentes e profissionais das organizações necessitam estar capacitados a programar projetos em um ambiente altamente complexo, orquestrando equipes multidisciplinares e controlando orçamentos limitados. Para tal, os profissionais necessitam de conhecimentos e habilidades para o perfeito desempenho de suas funções como agentes de mudança nas organizações. De maneira experimental, propomos que seja relembrado o acontecimento mais importante do pós-guerra: a revolução japonesa na qualidade, abrindo assim caminha para que o Japão se tornasse uma superpotência econômica. Como a tentativa de alcançar a grandeza por meios de conquistas militares havia falhado isso agora teria de ser feito pelo comércio. Com a falta de recursos naturais, a idéia dos japoneses foi importar matéria-prima, processá-las para criar bens acabados e vendê-los. O maior obstáculo a essa espiral ascendente era a fama japonesa de produtor de bens de baixa qualidade. Para reverter tal reputação, seriam necessárias mudanças nos hábitos japoneses. Por meio do Keidanrem (Federação Japonesa das Organizações Econômicas) e da JUSE (União

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com