TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Artigo: A QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: A QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Atualmente com o mercado altamente competitivo e em constante evolução, empresas tem como fator determinante de sobrevivência a manutenção de diferenciais competitivos em sua estratégia.

Tais empresas buscam continuamente a melhoria de seus produtos e serviços, melhoria de processos e qualidade do trabalho. E em busca de se tornarem cada vez mais competitivas buscam aprimorar seu relacionamento com o cliente, além de melhorar seu desempenho financeiro e absorver mudanças em menor tempo. Mas para que isso aconteça deve existir fluxo de trabalho que agilize e otimize a transmissão das informações. A qualidade determina o sucesso de um projeto agregando valor ao negócio da empresa, além de proporcionar benefícios tornando-a mais competitiva e bem sucedida.

Problema

A questão a ser desenvolvida por este artigo é: “Qual a importância da Qualidade o Gerenciamento de Projetos?”

Objetivo Geral

Este artigo se propõe a compreender a relação entre qualidade e gerenciamento de projetos e discutir o relacionamento criado entre esses dois temas.

Objetivo Específico

Para conseguirmos alcançar nosso objetivo Geral, trabalhamos mais especificamente os seguintes objetivos:

Definir Qualidade;

Demonstrar a importância do planejamento para a qualidade nos projetos;

Explicar custos de qualidade;

Baseado no PMBOK descrever o processo de gerenciamento da qualidade.

Hipótese

Sabendo que tanto a dimensão Qualidade quanto o Gerenciamento de Projetos objeti-vam reduzir falhas, evitar defeitos, gerenciar recursos e riscos, controlar custos e crono-gramas demonstra-se como a junção destas duas ferramentas pode ser considerada um método eficaz para conduzir e acelerar o desenvolvimento e a entrega de um produto de alta qualidade dentro do orçamento e prazos acordados.

Justificativa

Toda empresa enfrenta a difícil tarefa de executar projetos que atendam ou superem as necessidades e especificações de seus clientes. No entanto, globalmente, inúmeros projetos são mal sucedidos e concluídos fora do orçamento e prazos estabelecidos. Eles não cumprem as normas de qualidade e os requisitos esperados pelo cliente. Uma das causas para o seu fracasso pode ser atribuído a processos desalinhados e ineficientes resultantes de uma combinação de problemas, tais como uma gestão do projeto debilitada, estimativa de custos pobres, mal planejamento e programação, gerenciamento de requisitos inadequado, planejamento de contingência inapropriado, bem como muitos outros. Para maximizar o desempenho de um projeto e aumentar a probabilidade de seu sucesso, toda organização precisa construir um melhor processo de gerenciamento de projetos dedicado a satisfazer as necessidades mais importantes dos clientes.

Em um mundo contemporâneo de intensa competição, onde o foco principal de todas as organizações é a satisfação do cliente, é essencial para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com