TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade pública da educação social: algumas aproximações

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica: Qualidade pública da educação social: algumas aproximações.

Autor: Maria Abadia da Silva

Fonte: Cadernos Cedes, volume 29, número 78,2018,pp.216-226

         Este artigo busca compreender a educação como uma prática social e um ato político. Em razão da complexidade e do caráter polissêmico do conceito de qualidade, analisa como esse termo, utilizado para fins econômicos, passou a servir também como conceito de qualidade da educação pública. Em seu ida apresenta as aproximações e dimensões sinalizadoras da qualidade social da educação escolar com a intenção de, pela experiência docente e práticas pedagógicas, sinalizar alternativas referenciais para uma educação escolar de qualidade social.

         A autora inicia o texto fazendo uma reflexão sobre como a educação tem ligação direta com políticas voltadas para uma prática social. Define ainda o conceito de qualidade como sendo polissêmico  e para delimitar o uso desse conceito tão abrangente, elege a educação como prioridade e a fez inserindo esse termo no processo de evolução da sociedade brasileira, no sentindo de se superar a distância entre as classes sociais decorrente dos ornamentos patrimonialistas enraizados nas práticas políticas.

        O conceito  de qualidade é polissêmico que a autora dividiu em duas partes o modo como esse termo será abordado. A primeira trata do conceito de qualidade no campo econômico, transposto para o conceito de qualidade da educação, e o segundo, das aproximações e dimensões sinalizadoras da qualidade social da educação escolar, de uma forma abrangente e clara, que com base na experiência docente e práticas pedagógicas, sinaliza alterativas referenciais de uma  educação escolar de qualidade escolar.    

         Segundo o primeiro conceito de qualidade, a participação ativa e constante de técnicos dos organismos financeiros internacionais e nacionais na definição de políticas sociais, especialmente na educação, demonstra a adoção do conceito de qualidade, do âmbito da produção econômica, em questões da educação e da escola, em um processo de descaracterização da educação pública como um direito social, baseado-se em (Souza & Oliveira,2003).

        Já na concepção de qualidade educacional que emana do banco fundamenta-se na adoção de insumos que deverão conduzir a resultados a serem avaliados por meio de índices de desempenho e de rendimento escolar dos alunos e das escolas. Seus técnicos  preconizam um raciocínio linear, segundo o qual a adoção de equipamentos gera resultados satisfatórios. A concepção de qualidade assentada na racionalidade técnica e nos critéris econômicos serviu e serve de referência para a formulação de políticas para a educação pública no país. Assim, a atualização da teoria do capital humano pelos técnicos e arautos do bannco mundial tornou-se, para alguns governos e gestores, o orte que orienta as ppolíticas públicas para a educação básica e superior assemtadas no conceito de qualidade advindo das bases de teorias econômicas.

        O texto demonstra com clareza dos fatos os desafios para a criação de políticas públicas e quão importante é o desenvolvimento econômico aliado a valorização da educação em todos os níveis. O nível de qualidade da educação de um país deve estar diretamente ligado ao seu crescimento econômico.      

        

           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com