TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando o conceito de construção sustentável foi criado

Relatório de pesquisa: Quando o conceito de construção sustentável foi criado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

A construção sustentável se define como aquela que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazer suas próprias necessidades.

Os benefícios advindos com esse conceito de engenharia que surgiu em 1993 “o ano da crise do petróleo” e que ate hoje atende às necessidades de edificação, habitação e uso do equipamento pelo homem moderno, não violando os recursos naturais, promovendo alterações conscientes e cíclicas no entorno, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Quando o conceito de construção sustentável foi criado

Esse conceito surgiu no ano de 1993, desde então a visão sobre construção vem crescendo a semelhança dos organismos vivos quando submetidos à pressão para adequar-se e sobreviver.

No inicio, as discussões eram sobre edifícios energeticamente mais eficiente ,o desafio era superar a crise do petróleo através de prédios menos energívoros ,depois o vilão virou os resíduos gerado pela obra ,depois a água ,a seguir, o lixo dos moradores e usuários ,agora o novo enfrentamento são as emissões de co2 é os gases responsáveis pelo efeito

estufa e o aquecimento global.

O que devemos observar nas etapas da construção sustentável?

As etapas a serem observadas para se chegar a uma obra sustentável e saudável são muitas uma vez que são abertas, mutáveis e em permanente evolução e melhoramento devido à escala de materiais em cada local.

O objetivo de uma construção sustentável não e só preservar o meio ambiente, mas proteger seus ocupantes ou moradores da poluição dos grandes centros urbanos.

Quais são as diretrizes gerais para construções de edificações sustentáveis?

Algumas diretrizes resumidas dentro do que recomendam os principais sistemas de avaliação e certificação de obras no mundo ao todo são nove passos para uma construção sustentável.

A construção deve usar materiais que não compromete o meio ambiente, saúde dos ocupantes e que contribuam para promover um estilo de vida sustentável e a consciência ambiental dos indivíduos, resolver localmente ou minimizar a geração de resíduos, e estimular um novo modelo econômico-social.

Iluminação Natural

A iluminação natural enriquece qualquer ambiente, valoriza e trás grandes vantagens ao bolso e ao nosso planeta, pois ajuda na economia de energia, assim ajudando o meio ambiente. Além disso, estudos comprovam que tomar sol com moderação e nos horários indicados faz bem para a saúde.

Como é um assunto em alta, há meios modernos de ter isso dentro de ambientes.

Os projetos arquitetônicos atuais tem priorizado a iluminação natural, já que a prática traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável. A técnica se resume a basicamente utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região.

Para utilizar bem a luz natural nos ambientes do imóvel é necessário analisar a localização do terreno, se atentando à posição do Sol ao nascer e ao se pôr, aproveitando essa iluminação nos cômodos que vão necessitar de mais luz.

O conforto visual que a iluminação natural produz é o primeiro benefício que podemos citar, já que a luz do Sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar. Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona.

Não podemos esquecer dos benefícios para a saúde, é comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol, ao ter contato com a luz natural, o corpo produz vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

Vale ressaltar que durante o inverno, o vidro torna o ambiente uma estufa natural e assim aquece o ambiente. Porém, no verão o vidro pode deixar o ambiente mais quente, o que exige a utilização de ar condicionado ou ventiladores. Para solucionar o problema, o vidro deve ser temperado ou laminado, para assim filtrar os raios solares que entram e proteger o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido.

O Brasil é um país que contribui para a aplicação de iluminação natural, já que as temperaturas na maioria dos estados são altas. Basta que os arquitetos comecem a priorizar a técnica, que como visto traz inúmeros benefícios.

O que são os painéis solares?

Painéis solares são, basicamente, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O dispositivo também é conhecido como “Painel Solar Fotovoltaico”. A composição de um painel solar consiste em células fotovoltaicas, estas com a propriedade de ter sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas. Painéis solares são, basicamente, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O dispositivo também é conhecido como “Painel Solar Fotovoltaico”. A composição de um painel solar consiste em células fotovoltaicas, estas com a propriedade de ter sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas. A tecnologia empregada no painel solar ainda é de alto custo que, para tanto, para se tornar um produto popular, seria necessário mais incentivo do governo. Os painéis solares são considerados uma boa alternativa para a geração de energia limpa, como também acontece com a eólica. Os países de primeiro mundo são os que mais utilizam essa tecnologia. Para tanto, apesar do grande benefício para a população a tecnologia ainda é pouco usada em países mais pobres ou mesmo em desenvolvimento.

Para produzir esse equipamento, as células solares são compostas por silício cristalino e arsenito de gálio. Apesar de o arsenito sempre ter sido a substância mais utilizada, o silício de cristalino começou a ser usado para baratear o painel solar. No entanto, o silício cristalino não possui a mesma capacidade de produção de energia do arsenito de gálio. Submetidos à luz do sol, o arsenito de gálio é mais eficiente no processo de geração de energia, em 6 centímetros de diâmetro chega a produzir uma margem de 0,25 watts.

Como funcionam?

Os painéis solares coletam fótons da luz solar, que nada mais são que pequenos pacotes de energia da radiação eletromagnética, em seguida são convertidos em corrente elétrica. A energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com