TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro pilares da educação

Seminário: Quatro pilares da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Seminário  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Tema Os quatro pilares da Educação

Título Educação: Um Tesouro a Descobrir

Autor Jacques Delors

Referência DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996. 288 p.

Estamos vivendo em um mundo onde se fala muito em mudanças. Talvez nenhum de nós foi educado de forma a aceitá-las e precisamos de uma longa adaptação a este “novo mundo”.

O que devemos buscar formar em nossos alunos é a capacidade de atualizar-se, aprofundar seus conhecimentos, de adaptar-se às mudanças que venham a ocorrer.

A educação, neste sentido, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A VIVER JUNTOS e APRENDER A SER.

APRENDER A CONHECER

É um tipo de aprendizagem que visa desenvolver no aluno capacidades de compreender, conhecer, descobrir.

O que se busca neste sentido, não é que o aluno tenha um repertório de saberes codificados, mas que ele tenha uma cultura geral vasta e possa trabalhar em profundidade diversos alunos.

“Aprender para conhecer supões, antes de tudo, aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento.” (p.92).

Estas são áreas que são desenvolvidas na criança desde o seu nascimento, primeiro pela família e depois serão desenvolvidas propositalmente na escola.

A aprendizagem da atenção pode ser desenvolvida de diversas formas, principalmente através de jogos e brincadeiras. Da mesma forma é preciso tornar hábito o exercício da memória, e aqui, não podemos suprimir a prática escolar de alguns exercícios tradicionais para exercitá-la. Quanto ao exercício do pensamento, este deve conter atividades entre o concreto e o abstrato.

APRENDER A FAZER

Esta aprendizagem está relacionada à primeira, mas está mais ligada à questão de ensinar o aluno a colocar em prática todo o saber adquirido, em fazê-lo compreender que o conhecimento obtido por ele será útil para sua vida profissional.

Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho. (p. 101 e 102).

APRENDER A VIVER JUNTOS

Esta aprendizagem é, sem dúvidas, um dos maiores desafios da educação, pois o mundo em que vivemos é cheio de violência, desigualdade e desesperança para muitos.

Neste sentido o dever da educação é desenvolver no aluno o respeito pelo outro e a importância de compreender que vivemos em sociedade, que em algum momento uns precisam dos outros.

Para isso:

[...] a educação deve utilizar duas vias complementares. Num primeiro nível, a descoberta progressiva do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com