TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os quatro pilares

Por:   •  2/5/2015  •  Dissertação  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

O SER HUMANO NA VISÃO DA SOCIEDADE

A sociedade tem um jeito de enxergar e julgar o ser humano e isso acaba que a pessoa cria uma própria imagem negativa dela mesmo e de outras pessoas sem conhecer. Tudo o que a sociedade e o sistema implantam na cabeça da massa é que foram feitos apenas para produzir, consumir e que não é importante pensar ou ter cultura. A sociedade ditou ao longo dos anos e até hoje indiretamente, que a existência do ser humano é inferior, onde não tem valor e que para viver bem e saudável é preciso gastar com coisas caras. Ocasionando haver julgamento e separação das pessoas com as outras que acreditam que não sejam dignas de se conviver se não tiverem no "padrão" desejado. Isso acaba levando as mesmas a irem atrás de inúmeras necessidades ilusionistas onde acreditam que iram satisfaze-las até mesmo para se encaixar. Muitos dão mais valor ter uma vida com bens materiais, status e ser superficiais do que semear esperanças e realizações que as façam elevar a alma. Raramente um ser humano tende a querer conhecer a essência em outras pessoas ou em si mesma. Pois como ela para conhecer a si próprio, muitos não a valorizam por preguiça ou por não achar importante enxergar a própria beleza natural em si mesmo.

Graças a Jacques Lucien Jean Delors economista, político e pensador francês desenvolveu que para a educação ganhar força e despertar em todos a vontade de ter conhecimento realizou a divisão da educação em quatro pilares, onde as quatro refletiu na sociedade e motivou as pessoas a reconhecer seu próprio valor e viver em um bom relacionamento com outras pessoas. Os quatro pilares que acabou virando conceito para a educação divulgada pela Unesco foram: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.

Aprender a conhecer! Este tipo de aprendizagem tende a pessoa ter raciocínio logico, compreensão, dedução e memória. Ou seja influencia a pessoa sempre não só buscar pelo conhecimento mas também de saber desenvolver um aprendizado que traga excelência. É necessário que a pessoa consiga observar e entender o mundo para que nunca se contente-se com pouco conhecimento e que caminhe sempre em busca das respostas. Além de obter cultura e conseguir domínio da maioria dos assuntos, ajuda a exercitar o cérebro e a memória.

Aprender a fazer! Está no mesmo proposito que " Aprender a Conhecer" a única diferença é que esta pilastra incentiva as pessoas a aplicar na pratica seus conhecimentos teóricos. É importante que a pessoa entenda que aprendendo a transformar o que aprendeu na materialização das suas ações, além de se formar como um entendedor, já que irá errar e acertar até conseguir; irá desenvolver sua criatividade. A pessoa que busca a perfeição do aprender a fazer, enxerga a sua própria competência e a satisfação que é adquirida conforme ações concretizadas ajuda a pessoa se formar como um profissional.

Aprender a viver com os outros! Ensina a pessoa a compreender a importância de conviver em grupo. É preciso se relacionar a se socializar fazer amigos e entender que é magnifico as pessoas que saibam e aprendam a trabalhar em equipes. Isso mostra que a diversidade está em todo lugar e além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com