TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro pilares da educação

Tese: Quatro pilares da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Quatro pilares da educação

Na prática pedagógica devem-se desenvolver quatro aprendizagens fundamentais que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver, aprender a ser. São conceitos dos fundamentos da educação baseado num relatório para a Unesco para a Educação do séc. XXI.

Eleitos como os quatro pilares da educação.

Aprender a conhecer

Essa aprendizagem se refere à aquisição dos "instrumentos do conhecimento", desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória. O importante é não apenas despertar nos estudantes esses instrumentos, como motivá-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor. Sugere-se o incentivo, porque, se é importante ensiná-los a lidar com a sua intuição, de modo que possam chegar as suas próprias conclusões. Valorizar a curiosidade e a autonomia dos alunos, para que isso resulte em pessoas capazes de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos e as situações vividas, enfim, pessoas que saibam pensar. Em relação aos adultos, é necessário que o período de permanência na escola ou na faculdade sirva de estímulo para a vontade de se aperfeiçoar e fazer novos cursos. O conhecimento é a chave que levará à compreensão dos diversos aspectos da realidade e que tornará as pessoas mais críticas e analíticas.

Aprender a fazer

Saber fazer ou dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnico-profissional em que aplicará na prática seus conhecimentos teóricos. É essencial que cada indivíduo saiba se comunicar, e não apenas reter e transmitir informações, mas também interpretar e selecionar as informações, analisar as diferentes perspectivas e refazer as suas próprias opiniões mediante novos fatos e informações, de se viver e de redescobrir o tempo e o mundo. , muitas vezes contraditórias, com que somos bombardeados diariamente, analisar diferentes perspectivas, e refazer as suas próprias opiniões mediante novos fatos e informações. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. • Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

Aprender a viver com os outros

Esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se

Aprender a ser

Esta aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor como uma de suas finalidades essenciais o desenvolvimento do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

A semelhança de aprender com os outros fala-se aqui na educação de valores e nas atitudes,mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas para o crescimento individual, pretende-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com