TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Pilares de Delors

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Os Quatro Pilares de Delors, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, nos leva fazermos uma reflexão séria, sobre a convivência na sociedade, para que o indivíduo viva socialmente, e ter material suficiente para a sua sobrevivência.

Aprender a conhecer

Não significa que apenas devemos ter o conhecimento, mas também dominar os instrumentos que levam ao conhecimento. O conhecimento nos traz aprendizagem e seu objetivo é o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. O aumento do saber conhecer melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais critico e atualizado. O principal é aprender e conhecer antes de tudo o indivíduo. O conhecimento nos remete à necessidade de um conhecer o mundo, e traz o desenvolvimento.

Aprender a fazer

Porém aprender a fazer tem maior referência com a formação do indivíduo, pois aprende e põe em prática os seus conhecimentos. A competência pessoal é muito importante, principalmente na área industrial, pois as tarefas manuais estão sendo substituídas por atividades que usam a intelectualidade e a mente. É necessário que haja qualidade na capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos. Aprender a fazer significa ter capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos existentes.

Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros

É um dos grandes desafios, para que todos possam aprender a viver juntos, e aprender a viver com os outros, tem a educação um papel importantíssimo, e um grande desafio, já que a opinião pública toma conhecimento através dos meios de comunicação e nada pode fazer. A educação é um fator muito importante para que a mudança do pensamento que a violência e o preconceito não levar a lugar nenhum.

Aprender a ser

O último dos Quatro Pilares nos leva a reflexão sobre o papel da educação que é, ao mesmo tempo, um processo único e individualizado e também uma construção social interativa, pois, contribui para o desenvolvimento do ser humano. Todo indivíduo deve se preparar para saber agir em todas circunstâncias da vida com bastante autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com