TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Homens Queremos Formar

Artigo: Que Homens Queremos Formar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA

JOSENETE DE SOUZA SANTANA SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Esplanada

2011

JOSENETE DE SOUZA SANTANA SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia II Semestre, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem: Profª: Lilian Salete, Psicologia da Educação: Professora Daniele Fioravante, Educação e Diversidade prof°: Fabio. O trabalho do pedagogo no espaço educativo: Profª: Vilze Vidotte Costa.

Esplanada

2011

Introdução

Que homem queremos formar?

Qual o perfil dessa pessoa para ser inserido na sociedade atualmente. Temos que nos adaptar com a sociedade. Temos um amplo contexto tecnológico, seguimos a burocracia de locais como o banco, e envolvidos em questões econômicas, políticas e culturais por causa da globalização.

Na Educação existe uma proposta curricular, na Educação Infantil, no Ensino Médio e Adulto. Devido a problemáticas como a defasagem idade x série, a Escola é para todos, temos que buscar formas para atender a todos que dela necessitam. Éramos considerados especialistas, hoje tivemos que nos transformar em Pedagogos. O aluno que não se adéqua na sala de aula é encaminhado para o Pedagogo. E este deve se adequar a realidade da escola.

Entrevista concedida pela Pedagoga Maiana B., a professora Luciene B., que leciona no 3º ano do ensino fundamental, o aluno I. S de 13 anos de idade, que cursa o 8ª A da Escola Municipal Orlando Improta de Carvalho, que compreende as series do 1º ano fundamental ao 9º ano fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

1. Como pedagogo (a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?

Depois de observar as necessidades existentes em determinada sala, faz-se propício que o Pedagogo, além de conhecer, busque junto ao docente um estudo aprofundado, para assim buscar medidas realistas, com objetivos pedagógicos condizentes para determinados alunos, almejando uma aprendizagem significativa e prazerosa. Pedagogo tem a função de não somente trazer ideias materiais pedagógicas, mais sim de juntos com os educadores fazerem estudos, pesquisas e planejamento para todas e qualquer atividades educativas.

2. De que forma a pessoa responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar?

É necessário fazer do seu ambiente de trabalho um lugar não apenas de regras a serem adquiridas, mas de uma construção coletiva dos objetivos, atividades, atividades e necessidades a serem alcançadas. Depois dessa etapa será mais fácil que entre alunos, família e comunidade possa existir um relacionamento sem exclusão, diferenças... Sabendo da importância de executar os deveres para usufruir dos direitos.

3. Você acha que a organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades na sala de aula? Por quê?

Sim, pois o trabalho pedagógico envolve desde o conhecimento da realidade a ser alcançada até o planejamento consciente e necessário que é o caminho para executar o trabalho de aprendizagem. Existindo a interação do alunado com as atividades propostas vendo-as com um caminho para o seu sucesso e todos ao seu redor. E a mesma deve ser avaliada constantemente avaliando- se antes de avaliar o outro, planejando desenvolvendo suas atividades a partir da junção prática-teoria-prática-ação, conhecimento ações. Possibilitando flexibilidade em sua organização pedagógica.

4. Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Não. Situação difícil mais não impossível necessitando de um trabalho de conscientização por meio de estudos, conversar e vivência cotidiana de cada um, aprendendo a respeitar as diferentes variações linguísticas e transformando-as processos construtivos de conhecimento. Onde ao mesmo tempo em que o outro adquire, também transmite para os demais, sendo que cada um tem sua forma de compreensão e percepção das diferenças linguísticas. É necessário conhecer as dificuldades da fala e suas consequências, por isso, é importante haver acolhimento e ajuda. Conscientizando através das várias técnicas pedagógicas para a disseminação e superação de todos os tipos de preconceito, exclusão social e discriminação inserindo-os na diversidade cultural e pluralidades de conteúdos que envolvem o contexto educacional, psicológico, econômico e cultural de cada um individualmente e coletivamente em seu processo de construção do individuo que tem seu próprio jeito de agir, pensar, falar e aprender. Formando-se um ser social, pacífico e prudente em sua comunidade e em qualquer lugar onde o mesmo estiver.

1. Considerando as dificuldades do aluno, ligada ao desenvolvimento e à aprendizagem, qual a maior que o professor encontra, ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula?

A maior dificuldade é que o portador de necessidade especial, às vezes não acompanha na realização das atividades. Sendo assim o professor deve trabalhar com atividades diferenciadas e conscientizar os colegas a aceitá-lo. Esse que na maioria das vezes ao terminar suas atividades ficam inquietos e até mesmo atrapalha o portador de necessidade especial.

2. Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Ainda não presenciei nenhum preconceito pela forma de falar. Eu acho que o preconceito não deve existir porque todas as pessoas são membros igualmente valorizados na sociedade. Se isso vier a acontecer eu vou orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com