TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Mexeu No Meu Queijo

Artigo: Quem Mexeu No Meu Queijo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  10.202 Palavras (41 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 41

“QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?”

Uma maneira fantástica de lidar com as mudanças

em seu trabalho e em sua vida.

SPENCER JOHNSON, M. D.

Prefácio de Kenneth Blanchard, Ph.D.

Co-autores de gerente-minuto ( o método de gerenciamento mais popular do mundo)

ED. RECORD - Edição revista e ampliada

Os melhores planos de ratos e homens costumam dar errado.

Robert Burns

1759 – 1796

“ A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída.

Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós,

não talvez aquela sobre a qual nós mesmos nunca pensamos,

mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós.”

A. J. Cronin

Quem mexeu no meu Queijo? É uma parábola simples que revela verdades profundas sobre mudanças. Spencer Johnson criou uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens – dois ratos e dois duendes do mesmo tamanho dos roedores – que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz feliz.

O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja um bom emprego, em relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde trabalham, a família ou a comunidade na qual se vive.

Nesta história, os personagens defrontam-se com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido, e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Escrito para todas as idades, Quem mexeu no meu Queijo? Apresenta propostas que podem durar por toda a vida.

PARTES DE TODOS NÓS

As Simples e as Complexas

Os quatro personagens imaginários descritos nesta história –

os ratos: Sniff e Scurry, e

os duendes: Hem e Haw –

Têm a intenção de representar as partes simples e complexas de nós mesmos, independentemente de nossa idade, sexo, raça ou nacionalidade.

Às vezes podemos agir como

SNIFF

Que percebe a mudança logo, ou

SCURRY

Que sai correndo em atividade, ou

HEM

Que rejeita a mudança, resistindo-lhe, assim como teme que ela leve a algo pior, ou

HAW

Que aprende a se adaptar a tempo,

quando percebe que a mudança leva a alguma coisa melhor!

Quaisquer que sejam as partes de nós que escolhemos utilizar, todos nós dividimos algo em comum: a necessidade de encontrar nosso caminho no labirinto e ser bem-sucedido em períodos de mudanças.

A História por trás da História

Por Kenneth Blanchard, Ph. D.

Fico emocionado em contar para você “ a história por trás da história “ de “Quem mexeu no meu Queijo?”, por isso significa que o livro já foi escrito, por ser lido repetidamente e partilhado com outras pessoas.

É algo que sempre quis que acontecesse desde que ouvi pela primeira vez Spencer Johnson contar a sua clássica e ótima história do “Queijo”, anos atrás, antes de escrevermos juntos nosso livro O gerente-minuto.

Lembro-me de que naquela época achei a história muito boa e desde então tenho posto em prática as lições que tirei dela.

Esta é uma história de mudança, que se passa em um Labirinto, onde quatro personagens engraçados procuram pelo “Queijo”, uma metáfora para o que queremos Ter na vida; seja um emprego, um relacionamento, dinheiro, uma casa grande, liberdade, saúde, reconhecimento, paz espiritual ou até mesmo uma atividade como corrida ou golfe.

Cada um de nós tem a sua própria idéia do que é um Queijo, e o procuramos porque acreditamos que nos fará felizes. Se o obtemos, frequentemente ficamos ligados a ele. E se o perdemos, ou se nos é tirado, isso pode ser traumático.

O “Labirinto”, na história, representa o lugar onde você gasta tempo procurando pelo que quer. Pode ser a organização em que trabalha, a sociedade em que vive ou os relacionamentos que tem em sua vida.

Eu conto a história do Queijo, que você está prestes a ler, em minhas palestras ao redor do mundo, e depois as pessoas me dizem que diferença isso faz para elas.

Acredite ou não, esta curta história tem salvado carreiras, casamentos e vidas!

Um dos muitos exemplos vem de Charlie Jones, um respeitado comentarista da NBC-TV, que revelou que ouvir a história de Quem mexeu no meu Queijo? Salvou sua carreira. Seu emprego é único, mas os princípios podem ser usados por qualquer pessoa.

Eis o que aconteceu: Charlie se esforçara muito e fizera um ótimo trabalho comentando as Competições no Campo em uma apresentação anterior dos Jogos Olímpicos. Por isso ficou surpreso e aborrecido quando seu chefe lhe disse que ele não comentaria mais esses eventos e havia sido designado para Natação e Saltos Ornamentais.

Sem conhecer bem tais esportes, ele se sentiu frustrado e desvalorizado, o que o deixou furioso. Aquilo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com