TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questao Social

Monografias: Questao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO SOCIAL E O SEU DESLOCAMENTO

DAIANA LUZIA GOES DANTAS DE OLIVEIRA

QUESTÃO SOCIAL E O SEU DESLOCAMENTO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA Erro! Indicador não definido.

2.1.1Título Nível 3 – Seção Terciária Erro! Indicador não definido.

2.1.1.1Título nível 4 – Seção quaternária Erro! Indicador não definido.

2.1.1.1.1Título nível 5 – Seção quinária Erro! Indicador não definido.

2 CONCLUSÃO 6

3 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O texto apresentado trata sobre pesquisas realizadas para entendimento da questão social e suas expressões, e vem debatendo e como ela vem deslocando ao longo da historia.como podemos ver no passado,ela surge como instrumento contra o capitalismo,que acarreta, a crise financeira e a industrialização,onde o proletariado se obriga vender sua força de trabalho parava sua subsistência, e perante isso ocorrem exploração e desigualdades de classes.observamos também que a questão social era tratada de uma certa

2 DESENVOLVIMENTO

A questão social vem se expressando de varias formas ao longo da historia, como no surgimento do serviço social. Ela se evidencia perante grandes transformações, principalmente econômicas, sociais e política,onde a classe trabalhadora busca seus direitos ,devido a exploração desencadeada pela industrialização.Nesse momento o proletariado se organiza juntamente com sindicatos e partidos políticos que exigem respostas do Estado pra tal situação de exploração.

Desse modo proletariado se torna um vendedor de sua força de trabalho para a sua subsistência o que acontece ate os dias atuais devido ao capitalismo. A partir desse momento as leis se colocam em ação devido aos grandes movimentos sociais organizados pelos trabalhadores, buscando a conquista pela cidadania.

Essas leis surgem a partir do aprofundamento do capitalismo e marcam o deslocamento da questão social que se evidencia, no centro dessas antíteses na sociedade. A questão social, no centro se da perante ao crescimento numérico do proletariado e da ideologia, que são as bases para a construção e para possibilidade objetiva e subjetiva de um projeto a dominação burguesa.

A implantação do serviço social se da neste contexto histórico e surge da iniciativa de classes, que se expressão com ligação a igreja católica, que diz respeito a grupos de frações e logo em seguida aos conjuntos das classes dominantes .Esse surgimento se das entre as décadas de 1920 a 1930.

No BRASIL a questão social é um processo tardio devido a esse sistema econômico implantado que se baseiam no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação. Esses problemas geram todo um conflito, entre o proletariado e a burguesia que acabam por terminar brutalmente com a intervenção da policia. Somente da década de 30 o Estado passa admitir que a questão social pode ser tratada como um problema político,a partir começam a serem elaboradas leis e institutos que garantem os direitos dos trabalhadores como a CLT.

A questão era tratada nesse momento com a “ilusão de servir” Por meio do Estado e da igreja católica, que era feita de um modo assistencial e ligados a caridade e ao cristianismo com ajudas momentâneas com o objetivo do Estado de camuflar os problemas ocorridos naquele momento.

Com o passar dos anos foram surgindo novas medidas e novos métodos de se tratar a questão social, tanto é que o serviço social atualmente não é mais visto como “caridade” e sim como uma ferramenta para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com