TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionando A Educação

Artigos Científicos: Questionando A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  4.643 Palavras (19 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

QUESTIONANDO A EDUCAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

FILOSOFIA, ÉTICA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com suas palavras, conceitue filosofia.

R: Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.

Filosofia é o ato de questionar os fatos da atualidade, questionar suas ações, é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, é sair do senso comum, para uma estudo mais elaborado é analisar e buscar novos conceitos, conceitos mais sólidos. Não aceitar a primeira explicação para os fatos da vida real. É o estudo dos problemas de caráter mais geral e conceptual que afetam o nosso pensamento científico, religioso, artístico e quotidiano, para os quais não há respostas científicas. O método da filosofia é a discussão racional de argumentos.

2. Faça uma síntese, em tópicos, sobre as mudanças que o conceito de filosofia sofreu com o passar do tempo.

R: Para Platão o ato de filosofar é a carência, a falta de alguma coisa que não possuímos. É a busca constante pelo conhecimento e não a posse dele.

• Cabral (s.d) afirma que, durante a Idade Média, a Filosofia caminhou lado a lado com a religião, sendo utilizada como instrumento para justificar racionalmente os dogmas da Igreja baseados nas sagradas escrituras.

• na Modernidade, ela foi entendida como o pleno conhecimento humano para o domínio da moral, da saúde e das artes. Atualmente, ela tem sido considerada por alguns como meio de levar os sujeitos à compreensão das desigualdades produzidas pelo trabalho nas sociedades de classes.

3. Descreva os três passos apresentados por Luckesi que ajudam a desenvolver a capacidade filosófica das pessoas.

R: *Questionar os valores daquilo a ser analisado: Sociedade, educação, cultura e família.

Possibilitando ao sujeito conscientização e dar rumo a sua própria vida.

* O sujeito além de questionar também passa a criticar o senso comum.

* Sendo assim o terceiro é uma consequência daquilo, pois o sujeito passa criticamente outros valores, fundamentados e mais sólidos. E é bom afirmar que os três passos acontecem numa relação entre eles, é uma interação de uma etapa com a outra . Luckesi (1992) afirma que esses três passos do ato de filosofar acontecem de forma dialética, ou seja, numa relação de movimento e interação entre uma etapa e outra, até que se chegue a uma superação da ideia original que se tinha.

O primeiro deles consiste em questionar os valores daquilo que se está analisando: sociedade, cultura, educação, família, entre outros. Para ilustrar, utilizaremos o exemplo da educação brasileira.

O segundo passo acontece quando o sujeito que questiona passa a criticar o senso

comum, ou seja, aquela primeira ideia que tinha do objeto a ser analisado.

O terceiro passo é uma consequência do primeiro e do segundo passo, pois ao descobrir que suas impressões sobre o objeto eram frágeis e duvidosas, o sujeito busca construir criticamente novos valores sobre o que está investigando, valores fundamentados em conhecimentos mais sólidos.

4. Selecione uma reportagem sobre educação (de jornal, revista, internet) e faça um exercício filosófico seguindo os passos propostos por Luckesi. Não se esqueça de indicar a fonte da reportagem ou anexe-a ao seu dossiê.

5. Por que é importante para o professor assumir uma atitude filosófica?

R: Assumir uma atitude filosófica diante da realidade é ser capaz de questionar as crenças mais fundamentais. É este espirito questionador e critico que permite nos livrarmos dos preconceitos e presunções que insiste em nos rodear.

Kneller (1972. p. 146): afirma se um professor ou líder educacional não tiver uma filosofia da educação, dificilmente chegará a algum lugar. Um educador superficial pode ser bom ou mau. Se for bom, é menos bom do que poderia ser e, se for mau, será pior do que precisava ser.

O professor deve assumir uma atitude filosófica para refletir sobre o seu cotidiano, para sair do conceito empírico e passa questionar o seu papel na sociedade. O professor não deve ser omisso, neutro, pois o professor tem o poder e a oportunidade de levar a população a uma consciência critica que supere o senso comum, todavia não o desconsiderando. Ao pensar filosoficamente o educador foge da simplicidade, da ingenuidade.

6. Após ler as reportagens indicadas na unidade 1 (Abaixo a escola! Devemos abrir mão da escola?) faça uma análise do que está sendo discutido em cada uma delas. Lembre-se de exercitar sua capacidade questionadora e tenha a liberdade de defender seu ponto de vista diante do tema.

R: Segundo localizado na unidade 1; A escola tem despejado no mercado um contingente de alunos pouco preparados para enfrentar os desafios dos novos tempos. A nova sociedade exige liderança, capacidade de inovação, de decisão, de enfrentar novos desafios. E a escola está preocupada em formar alunos disciplinados, enquadrados, burocratizados, formados dentro de um ensino convencional.

Se os pais tem pretensão de grandeza, terá que romper com os grilhões da pedagogia convencional e passar a buscar modelo que consiga explorar o potencial de criatividade que caracteriza a raça brasileira.

Concordo com o autor, os professores são resistentes a essa mudança, pois não estão preparados para trabalhar com alunos questionadores, com atitudes. Aluno crítico incomoda e faz com que o professora tenha que se preparar melhor e ter uma formação continuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com