TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Artigo: Questionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 7

Question 1

Notas: 1

Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido de carbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera. O que todos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar na atmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta. Com isso, o ar se aquece. A existência de certa quantidade de gases de efeito estufa é benéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos – ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a manter a superfície da Terra a uma temperatura mais agradável – por volta de 15ºC. No entanto, por conta das concentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na era moderna, estamos elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosas mudanças climáticas. O CO2, em geral, é considerado o principal culpado, pois responde por 80% do total das emissões de gases-estufa. Quando queimamos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, seja em carros, fábricas ou usinas elétricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quando produzimos cimento, liberamos CO2 na natureza. (GORE, Albert. Uma verdade inconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri: Manole, 2006, p. 28).

De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se pode deduzir que:

Escolher uma resposta.

a. Os gases do efeito estufa não são totalmente prejudiciais à sociedade humana e ao planeta.

b. O efeito estufa decorre principalmente da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares e mudanças climáticas.

c. Todos os gases-estufa absorvem a radiação infravermelha e contribuem para o aquecimento da superfície da Terra.

d. O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global.

e. O efeito estufa é um processo natural, mas com o aquecimento global provoca desequilíbrio no planeta.

Resposta correta: O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global.

Comentário da resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa que está INCORRETA, aquela que não se deve deduzir. Embora seja responsável por 80% do total das emissões, o dióxido de carbono (CO2) não é o único gás do efeito estufa responsável pelo aquecimento global. Existem outros, como o metano, os clorofluorcarbonetos e os óxidos de azoto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

A partir da leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e dos conhecimentos adquiridos no decorrer do estudo do Capítulo 4 do Livro-texto acerca do futuro desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA.

Escolher uma resposta.

a. É possível melhorar as condições do planeta; o futuro demanda planejamento do desenvolvimento em decorrência da rapidez de crescimento das cidades, aumento do consumo de alimento e escassez de água.

b. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) são estratégias para lidar com os desafios de tornar o planeta sustentável, mas são de difícil implantação, devido aos elevados custos e altos impactos ambientais.

c. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) podem ser utilizadas para o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, serem sustentáveis quando reavaliada a demanda de energia elétrica e os materiais utilizados na fabricação dos componentes eletrônicos.

d. Novas tecnologias e novas descobertas científicas abrirão caminhos para retornos financeiros aos investidores e proporcionarão novas expectativas e possibilidades às organizações e à sociedade como um todo.

e. Algumas novas tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável estão prontas para utilização, a exemplo dos carros verdes, mas falta produção em larga escala para comercializá-las.

Resposta correta: Tecnologias da informação e comunicação (TICs) são estratégias para lidar com os desafios de tornar o planeta sustentável, mas são de difícil implantação, devido aos elevados custos e altos impactos ambientais.

Comentário da resposta correta: Parabéns! O enunciado da questão pede que você escolha um argumento INCORRETO. Seria correto afirmar que as TICs promovem baixos impactos ambientais, embora realmente os custos de implantação fossem elevados.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

(Adaptada de UEMS 2005)

Assinale a alternativa correta em relação ao fluxo de energia em um ecossistema:

Escolher uma resposta.

a. A energia de um ecossistema é produzida pelos consumidores primários e devolvida ao ambiente pela ação dos decompositores.

b. A energia do Sol é capturada pelos organismos vivos, que a transformam em energia química, elétrica e mecânica.

c. A energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que a energia recebida pelo nível trófico anterior.

d. A energia de um ecossistema entra na forma de energia luminosa, sendo convertida em energia química e, posteriormente, reciclada.

e. No processo de transformação, a quantidade de energia disponível tende a se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com