TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Questionário De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 6

Questionário de Gestão do Conhecimento

1) O que é Gestão do Conhecimento?

R - A Gestão do conhecimento – definida como o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos / serviços, tecnologias e sistemas, perpetua a mudança no interior da organização.

2) O que quer dizer Paradoxo e Conhecimento?

R - A passagem, única em duzentos anos, da Sociedade Industrial para Sociedade do Conhecimento mudou a forma de vermos. O paradoxo era algo a ser eliminado na Sociedade Industrial. Ia contra a própria essência do que Frederick Taylor estava tentando atingir. Para aumentar a eficiência na produção, ele prescreveu métodos e procedimentos "científicos" para organizar e realizar o trabalho, o mais importante deles sendo o estudo do tempo e do movimento. Na realidade, outros métodos para aumentar a eficiência na produção - linhas de montagem, automação, robótica, CAD/CAM, para citar alguns - podem ser vistos como tentativas de eliminar o paradoxo do chão de fábrica.

3) O que é Dialética?

R - Arte de raciocinar; lógica; arte de argumentar ou discutir; modo de filosofar que buscar a verdade por meio de oposição e reconciliação de contradições.

4) O que é Tácito?

R - O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa.

5) O que é Explícito?

R - Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações.

6) Qual é a diferença entre Tácito e Explícito?

R - Quando Ikuko Tanaka é capaz de articular os fundamentos de seu conhecimento tácito sobre fazer pão, ela o converte em conhecimento explícito, permitindo assim que ele seja compartilhado com sua equipe de desenvolvimento de projeto. Outro exemplo é o do auditor que, em vez de meramente compilar um plano financeiro convencional para sua empresa, baseada em seu próprio conhecimento tácito.

7) O conhecimento é amplificado passando pelos quatros modos de conversão. Quais são eles? Explique.

R - São eles:

1 - Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta.

2 - Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

3 - Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação

4 - Internalização: Aprender a adquirir novo conhecimento tácito na prática.

8) O que quer dizer síntese de corpo / mente?

R - De que o raciocínio dialético vai contra a tradição da filosofia ocidental de separar a mente do corpo.

9) O que quer dizer síntese de Inferior e Superior?

R - Na administração top-down (inferior) os administradores medianos processam muitas informações, mas raramente envolvem-se na criação do conhecimento.

Na administração botton-up (superior), o criador do conhecimento é o indivíduo empreendedor na linha de frente da organização, com os administradores medianos desempenhando um papel minimo

10) O que quer dizer síntese do Oriente e Ocidente? Qual é a diferença?

R - O oriente e ocidente estão adotando duas abordagens opostas na criação do conhecimento organizacional.

As práticas administrativas ocidentais enfatizam o conhecimento explícito, criado através de habilidades analíticas e de formas concretas de apresentação oral e visual, como documentos, manuais e bases de dados computacionais.

O oriente (Japoneses) consideram o explícito como uma ponto de iceberg, utilizando o principalmente o tácito, isto é, algo que não é facilmente visível e exprimível, que é altamente pessoal e difícil de formalizar, obtida através do uso de metáforas ou pinturas, algo profundamente enraizado na ação e na experiência do indivíduo.

11) O que você entendeu como empresa dialética?

R - As empresas IBM e a Canon são as pioneiras de uma nova espécie de empresas dialéticas. Apresentam duas características: a primeira é sua ênfase em mudanças e está constantemente em movimento e a segunda é ênfase nos opostos e está sempre procurando as contradições como orientação para o que está acontecendo e o que provavelmente acontecerá.

12) Para os administradores ocidentais, a abordagem japonesa frequentemente parece estranha ou mesmo incompreensível, me dê um exemplo deste sucesso.

R - Segue três exemplos. São eles:

• Como o slogan “Teoria da Evolução do Automóvel” seria um conceito de design significado para um novo carro? E, assim mesmo, essa frase levou à criação do Honda City, o inovador carro urbano da Honda.

• Causou um avanço fundamental no design da minicopiadora revolucionária da Canon, que criou o mercado de copiadoras pessoais e levou a migração bem-sucedida da empresa de seu estagnado negócio de câmeras para o campo mais lucrativo da automação de escritórios.

• Que sentido concreto proporcionaria uma palavra inventada como “optoeletrônico” aos engenheiros de desenvolvimento de produtos de um empresa? Sob essa rubrica, no entanto, a Sharp conquistou a reputação de criar “produtos pioneiros”.

13) Dê dois exemplos de empresa Dialética?

R - A IBM e a Canon são as pioneiras de uma espécie de empresas, chamadas de empresas dialéticas.

O Louis V. Gerstner, Jr, CEO da IBM observou que a IBM durante os últimos dez anos começou a desenvolver a capacidade de manipular um nível muito alto de complexidade interna e mesmo de aparente contradição. Em vez de-se esconder dos conflitos, estão aprendendo a administrá-lo e até mesmo a nos beneficiarmos dele. Ele observou as seguintes características aparentemente opostas:

 grande porém rápida;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com