TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Organização do Trabalho e Produção

Por:   •  25/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário Organização do Trabalho e Produção

  1. Para um restaurante fast food, explique como suas funções de produção podem implementar, apoiar ou impulsionar a estratégia empresarial.

Analisando as funções de produção de um restaurante fast food, observamos que os objetivos de rapidez, qualidade, flexibilidade, confiabilidade e custo contribuem para a operacionalização, apoio e impulsionamento das estratégias empresariais.

Quanto mais rápido os clientes do restaurante são atendidos, maiores serão as chances de os consumidores voltarem. Assim, faz se necessária a rapidez no atendimento, na troca de informações entre os funcionários, no preparo dos alimentos e na entrega para os clientes.

Outro aspecto importante é que o consumidor espera por um padrão de atendimento e qualidade do restaurante fast food. Assim, o estabelecimento não deve cometer erros e realizar uma produção bem sucedida.

Na questão de flexibilidade, o fast food deve estar preparado para alterar as condições de operação em função da demanda. Como exemplo, em dias que o restaurante estiver lotado, os funcionários devem se adaptar para que a entrega para o cliente seja rápida igual em um dia com poucas pessoas.

Além disso, a confiabilidade é necessária para que o consumidor volte ao estabelecimento, já que ele espera receber seu pedido no tempo prometido. Para que isso aconteça, é preciso evitar que ocorram atrasos dos pedidos, falha no atendimento, entre outros.

Por fim, o preço dos produtos devem ser atrativos para os consumidores, visto que existem vários fast food. Portanto, para evitar a concorrência é preciso buscar um menor custo para produzir os produtos.  

  1. Discuta sobre o que constitui qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade nas seguintes operações:
  • Biblioteca universitária

Qualidade nos livros que estão na biblioteca, rapidez no atendimento para o empréstimo e devolução, confiabilidade nos prazos estabelecidos para a devolução dos livros e flexibilidade no atendimento para dias com muitas pessoas no estabelecimento.

  • Restaurante universitário

Qualidade das refeições oferecidas pelo restaurante, rapidez no preparo dos alimentos e na fila para os alunos se servirem, confiabilidade na produção de qualidade do restaurante e flexibilidade na quantidade de comida para dias em que muitos alunos decidam almoçar no estabelecimento.

  1. Descreva os diferentes tipos de flexibilidade que podem ser encontrados em cada uma das seguintes operações:
  • Universidade

Adaptação para aulas remotas em tempos de crise e pandemia, tomada de decisão rápida quando ocorrer greve por parte dos alunos e/ou dos funcionários, capacidade de fornecer novos cursos que atendam as exigências das mudanças do mercado etc.

  • rede ferroviária.

Capacidade de alteração da operação em dias com superlotação nas estações para agilizar a entrada e saída dos passageiros nos trens, busca por tecnologias para inovar a rede ferroviária e garantir maior rapidez durante os trajetos, etc.

  1. Para cada uma das seguintes operações, explique o significado e discuta a importância relativa de qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade:

  • fábrica de carros que opera com alto volume;

Analisando a qualidade, rapidez e confiabilidade de uma fábrica de carros que opera com alto volume, é necessário que todos os componentes sejam fabricados conforme as especificações, a montagem atenda às especificações, o produto seja confiável, atraente se sem defeitos, o atendimento seja eficaz e a entrega para o cliente seja no tempo prometido. Com relação a flexibilidade, é preciso que novos modelos sejam introduzidos, a fábrica possua uma ampla variedade de modelos e tenha a habilidade de reprogramar as prioridades da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com