TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Trabalho Universitário: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

A Questão Social no Brasil 3

Serviço Social: a ilusao de servir 4

Como se Introduziu o Serviço Social no Brasil 5

Ajudado auxiliado; socorrido; favorecido por alguém; assistido por alguém 7

Por que ajudar? 7

Como ajudar? 8

Principais problemas Sociais enfrentados pela população Carente: 8

Acesso a Saúde 9

Violência Urbana 9

Referencias bibliográficas 11

A Questão Social no Brasil

A Questão Social surgiu no século XIX, com as manifestações de miséria e pobreza advindas da exploração de uma sociedade capitalista.

Para o prolateriado o capitalismo significou a exploração de suas próprias vidas e a ruptura de sua historia. O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária. A pobreza se reproduzia em uma grande proporção, trazendo também uma bagagem de revolta e indiferenças. A igreja Católica então começara um processo de assistencialismo que na época supria algumas necessidades imediatas da classe operaria.

As riquezas acumulavam-se na mão da burguesia industrial, levando o trabalhador a alienção de sua força de trabalho. Neste período começaram as manifestações da classe trabalhadora criando assim um desconforto para classe dominante. Para o Estado havia uma grande necessidade de controle vriando assim as políticas socias reduzindo o papel da filantropia mantendo o controle da situação

Essa virtude visava principalmente interesse do Estado e das classes dominantes que neste periodo já sentia fortes ameaças da classe trabalhadora.

A classe trabalhadora já não se calava diante da desigualdade e a demanda de pessoas aumentava a cada dia, tendo que ser organizada e diciplinada.

Meste momento surgiram os visitatores domiciliares, porém alienados a situação da igreja e Estado ocultando suas reais intenções, a classe social burguesa mistificava a ilusão de servir o proletariado.

Com o golpe de 10 de novembro de 1937, que se instaurou o ‘Estado Novo’no Brasil iniciou-se a tragetória do Serviço Social. Com influência norte americana importamos progressivamente os metodos do Serviço Social.

Já nas decadas 50 e 60, o Assistente Social é preparado como mão de obra capaz de colocar em pratica os progamas sociais com grande importância na realização do modelo desenvolventista assumido pelo país. No final das décadas de 70 e 80 o Serviço Social procura novas praticas para atender as camadas populares.

Inicia-se um novo tempo em que a sociedade civil avança em busca da legitimação de seus direitos e o Assistente Social deixa de ser um agente de caridade e caminha em direção à execução das políticas públicas aconselhando e esclarecendo seus usuarios os reais direito e deveres.

Serviço Social: a ilusao de servir

O surgimento do Capitalismo e a Revolução Industrial trouxe um grande desenvolvimento econômico acompanhado também de uma grande desigualdade social, marcando uma divisão de classes: classe burguesa X classe operária. O Capitalismo favoreceu apenas a classe burguesa, o desenvolvimento aqueceu a economia, mas a ilusão de trazer oportunidade foi desmacarada, pois enquanto o proletariado vivia em condições de miséria a burguesia usufria o excesso da riqueza.

A classe operária estava limitada em excercer seu trabalho em condições precárias, em jornadas de trabalhos exaustivas e baixa remuneração, mas não tinham outra opção a não ser aceitar exigências da classe dominante. Enquanto a classe burguesa se deslumbrava com a invenção da máquina a vapor e o tear mecânico, homens, mulheres e até crianças eram sugados para manter ativa e initerrupta o funcionamento das fábricas. Os operários viviam em áreas próximas as fábricas, dessa aglomeração surgem às vilas operárias, nessas regiões sem nenhum tipo de infraestrutura e sem condições humanas de sobrevivência.

A concentração de operários e essa convivência contínua favoreceu para concluir que o descontentamento não era uma situação isolada, e o conjunto de insatisfações era generalizado. Dentro dessa situação, perceberam que era necessário de se organizarem e protestarem contra o poder da burguesia, esse ato desesperado desencadeou uma série revoltas e manifestações.

Portanto, mudar é reverter uma situação, modificar um quadro para atingir um objetivo comum. Fazendo uma analogia ao texto de MARTINELLI, os operários tiveram que mudar sua postura e seu plano de ação para que suas reivindicações surtissem efeito e não a ira da classe burguesa. A mudança foi necessária pois se os operários mantivessem a mesma visão, continuariam sendo punidos e massacrados pela burguesia.

Agir de forma coletiva e organizada, fortaleceram as reivindicações por melhores condições e direitos trabalhistas. A burguesia enfraquece e percebe que é necessário criar politicas sociais e intervenção para alcamar os ânimos exaltados dos operários, ouvir e atender as necessidades da classe operária.Não houve nenhuma mudança nos últimos séculos, em relação as consequências da falta de trabalho para o homem. A interação do indivíduo na sociedade está associada a sua fonte trabalho que gera recursos necessários para manter sua subsistência e através desse consumo a ecomonia é alimentada. Porém com o desemprego o indíviduo não tem poder aquisitivo, dificultando qualquer maneira de produzir e gerar recursos que o mantenham interagido na sociedade. E como sobreviver ao regime capitalista sem uma fonte de recursos. Sem condições de sobrevivência, desencadeia uma sucessão de consequências, falta de moradia, violência, miséria,

Uma das maneiras de driblar o desemprego é a qualificação profissional, essa é a garantia de se manter no mercado de trabalho. Além do crescimento individual, o conhecimento especializado torna-se um diferencial no campo profissional. Enquanto que na revolução industrial havia excesso de mão de obra, a procura era maior que a oferta, nos dias de hoje o quadro é inverso, o mercado é escasso de mão de obra qualificada, o que permite o profissional preparado fazer as suas escolhas e suas exigências.

Como se Introduziu o Serviço Social no Brasil

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com