TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Artigo: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Originalmente, a questão social foi constituídas em torno das transformações econômicas, políticas e sociais o corridas na Europa do século xix, devidos á industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização com fenômeno social. Hoje a questão social é a expressão das desigualdades e lutas sócias em suas múltiplas manifestações e todos os se

Originalmente, a questão social foi constituídas em torno das transformações econômicas, políticas e sociais o corridas na Europa do século xix, devidos á industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização com fenômeno social. Hoje a questão social é a expressão das desigualdades e lutas sócias em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidas (trabalhadores e desprotegidas) são heterogêneos.

O presente artigo tem o objetivo apresentar uma breve retrospectiva da evolução do tratamento teórico da questão social por autores ligados a diferentes disciplinas da área social.

2 QUESTÃO SOCIAL E POLITICAS PÚBLOICAS NO BRASIL.

Fazendo uma analise retrospectiva sobre a experiência brasileira no campo das politicas sócias, percebemos que, grande parte de sua trajetória, foi influenciada pelas mudanças econômicas e políticas ocorridas no plano internacional e pelos impostos reorganizadas mudanças na ordem politicas interna.

De fato a proteção social no brasil jamais consegui-o apoiar-se firmemente nas pilastras do pleno emprego, Dos serviços sociais universais, tão pouco, teceu até hoje, uma rede de proteção capaz de impedir a entrada e a reprodução de estratos sociais minoritários da população na pobreza externa, como comenta potyara amazoneira(2000:123).

Refletir, portanto, sobre política social empoe, secretamente, um melhor exame sobre o que venha a ser questão social.

2.1 A QUESTÃO SOCIAL

É uma nomeação surgida no século xix a partir dos manifestações de miséria e pobreza adivinhadas da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização.alías,o que se aprende ao longo da história do capitalismo é que há uma relação direta entre cada período dessa formação social.cocorrencial,monopolista social e, no caso específico, de assistência social na primeira fase, ou seja na etapa concorrencial,havia muita filantropia,pouco estado e não existiam as politica sociais conforme são entendidas hoje no segundo momento, fase monopolista, o estado se amplia, criam-se as politicas sociais e reduz-se o papel da filantropia no estágio do capitalismo tardio, sob a égide neoliberal, a proposta é pouco estado físico(com outra ficção),redução das políticas sociais e a refilantropezação da assistência,incluse constituindo-se filantropia empresarial. Embora não seja o caso, neste momento, de aprofundarmos suas referências estruturas, não podemos deixar de dizer que é fundamental inserir o significado da ´¨questão social brasileira contemporânea no interior(e como resultado) do processo de restruturação da capital, particularmente no conjunto de reformas do estado como uma opção teórico metodológico capaz de dar conta do fenômeno na sua totalidade.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conhecer melhor sobre os afrodescendentes é conhecer nossas raízes. O estigma da escravidão, nos ensina que temos o reflexo dos danos causados a esses brasileiros.

A cor da pele jamais poderia colocar o ser humano na posição de inferioridade, pois todos tem o direito ao respeito e a liberdade, independente do credo, cor da pele e traços culturais.

Nesse sentido, precisamos concentrar esforços para ampliar o “olhar” e reconhecer o valor da diversidade, pois é nisso que se encontra a riqueza da nossa gente.

Desta forma, todas as etnias devem ser representadas e respeitadas, pois práticas racistas devem ser banidas de nossa sociedade e que as novas gerações mudem de atitudes em relação ao preconceito.

Assim, concluímos que é de grande importância lutarmos por uma sociedade mais justa e igualitária.

4 REFERÊNCIAS

CARDIA, Nancy; SCHIFFER, Sueli. Violência e Desigualdade Social. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252002000100018&script=sci_arttext > acesso em: 06 de maio de 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010: o número de católicos cai e aumenta o número de evangélicos, espíritas e sem religião. Sala de Imprensa. Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2170&busca=1&t=censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiao > acesso em 08 de maio de 2013.

POCHMANN, Marcio. A Exclusão Social no Brasil e no Mundo. Disponível em: http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio016.htm > acesso em: 06 maio de 2013.

gmentos sociais envolvidas (trabalhadores e desprotegidas) são heterogêneos.

O presente artigo tem o objetivo apresentar uma breve retrospectiva da evolução do tratamento teórico da questão soc

Originalmente, a questão social foi constituídas em torno das transformações econômicas, políticas e sociais o corridas na Europa do século xix, devidos á industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização com fenômeno social. Hoje a questão social é a expressão das desigualdades e lutas sócias em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidas (trabalhadores e desprotegidas) são heterogêneos.

O presente artigo tem o objetivo apresentar uma breve retrospectiva da evolução do tratamento teórico da questão social por autores ligados a diferentes disciplinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com