TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Ensaios: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

1. A questão social na Primeira Repúlica

A questão social surge sob a generalização do trabalho livre numa sociedade marcada pela a escravidão. É esse trabalho qe marca a separação do homem e dos meios de produção, que se deu fora dos limtes da formação social econômica do Brasil.

Nesse processo do trancisão surge um mercado de trabalho com traços capitalistas. O capital se desinvicula da força de trabalho, procurada no mercado com mercadoria.

O operário era o responsável para manter o sustento da família através do seu salário. Eles eram vistos como vendeores livres de sua mercadoria, a força de trablho. Com o desenvolvimento da produção capitalista, os operários eram submetidos a uma exploração abusiva, onde afetava a sua pr´pria vida.

Em contra partida os operários passam a se reunir em luta para sua própria melhoria, gerando preocupação aos capitalistas, pois essa lutas passam a ser vistas como uma ameça a religião, a moral e a ordem pública.

Nesse contexto, surgiu as Leis Sociais com intuito de colocar ordem nas terríveis condições de existência do proletariado. As Leis Sociais colocaram a questão social no centro das contrariedades, implantou-se portanto o Serviço Social tendo como base não só o Estado, mas as iniciativas particulares e da Igreja.

O Serviço Social nesse momento possui um limite de atuação preconizado por políticas. A população sofria com as péssimas condições de existência, deviso essas questões surgiram vários setores que desenvolveram trabalhos beneficientes e de cooperação. Os sindicatos são um exemplo, pois eles vão atuar de maneira organizativa. No decorrer do processo surgiram outras instituções voltads para o mesmo objetivo mesmo com limitações pelo Estado já que o mesmo se negava a reconhecer tais questões.

Isso ocorria na República Velha, nessa época ela era submissa a burguesia e ligada a agro-exportação, essa repúlica não assumia o cotrole e reprodução da força de trabalho.

Começaram a surgir movimentos desencadeados pelos proletáriado, porém o Estado não podia implantar políticas socias então a respontas para esses movmentos era a repressão policial.

A questão operária era desconhecida pela a boa sociedade (burgueses). o seu pocisionamento se dava através da repreçao policial e as ações caridosas e assistencialistas.

Em 1917 a 1920 a ação assistencialistas terá um grande desenvolvimento, constituindo a principal base para o Serviço Social (questão social).

Nessa época a classe operária era minoria mesmo em cidades industrializadas e politicamente isolada mesmos das classes que eram dominadas. A clesse luta pela a conquista da cidadnia social, mesmo com algumas conquistas realizadas não consegue esconder a miséria, a exploração da força do trabalho, pois suas conquista na repúblia velha é pouca.

A procupação social veio surgir no Estado Novo e no fim da Segunda Guerra Mundial, o capitalismo passa a ter uma nova fase de aprofundamento, começando a ter dominação e o controle do movimento operário (populismo e o desenvolvimentismo).

Os burgueses industrial estavam ligados ao liberalismos do mercado de traballhoe privatismo em relção a compre e venda da fprça de trabalho, passou a dessenvolver uma ideologia em relação a questão social, para buscar meios e formas para que a empresa possa agir contra qualquer ação que interfira na manipulação dos empregados. Eles passam a entrar em confrontos com os sindicatos, tudo isto ocorre na ditadura varguistas, sempre buscando impedir que esse conflito não saia da esfera social.

Exite elementos relacionados a implantação e desenvolvimento do Serviço Social: 1. critica do empresariado a inexistência de mecanismos de socialização do proletariado, 2. contéudo da política assistencialistas desenvolvida pelo epresariado n empresa contra a resistência do proletariado.

Nos anos entre 1925-1927 foi decretada a legislação social, devidos debates que as instituições travam com o governo. As necessidades da industria bata de frente com a pura animalidade da força de trabalho do homem. A industrialização capitalista é sujeita ao proletariado.

Foram impostas as leis das férias e limitação da jornada de trabalho dos operários menores, onde os empresáris devido a isto diz ao governo que essas medidas estão atentendo contra a base da dominação.

Os mecanismos de assistencias do empresariado em uma forma bem elaborada nas grandes empresas tendo vários beneficios porém eles são condicionados ao bom comportamento diante das greves. Esse tipo de assistencialismo tem uma difereça com o da República velha ligado ao comportamento.

2. A reação católica

2.1 Primeira fase da reação católica

2.2 O movimento Político-Militar de 1930 e a implantaão do corpotativismo

2.3 Relações Igreja -Estado

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com