TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Trabalho Escolar: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Serviço Social

Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Aldanária de Arruda Lima RA-448853

Iomária de Arruda Lima RA-448906

Maiara de Morais Araújo RA-448925

Suzana Lima Sousa RA-448937

Thaisa Costa Barros RA-448939

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

Professor EAD: Maria Clotilde Basto

Grajaú – MA

Setembro/2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

JORNAL VIRTUAL

Aldanária de Arruda Lima

Iomária de Arruda Lima

Maiara de Morais Araújo

Suzana Lima Sousa

Thaisa Costa Barros

Atividades Práticas Supervisionadas ATPS

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS,

Formação social, Econômica e Política do Brasil,

Apresentado à Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação a Distância, como requisito parcial para obtenção de nota na matéria supracitada que faz parte do Curso Acadêmico de Serviço Social 2º Semestre.

Grajaú – MA

Setembro/2013

Jean Baptert Debret (1768-1848) iniciou a sua vida profissional em paris na qualidade de pintor dedicando-se ao magistério artístico. Ele chegou ao Brasil em 1816 e 1831, desembarcando na cidade de rio de janeiro onde destacou paisagens brasileiras, sobre tudo cenas fortes, que foi sua iniciativa para a realização das primeiras exposições de arte nos pais em 1829.

Ao chegar, desembarcou na cidade de rio de janeiro o pintor registrou fortes cenas do cotidiano dos escravos onde relata claramente a predominância marcada pela desigualdade social, racial e econômica. Suas pinturas são marcadas pelo sofrimento do trabalho escravo onde os mesmos não usufruíam dos direitos humanos. E durante esse período retratou diversas cenas brasileiras, mas, sobretudo o dia a dia das pessoas humildes e dos escravos. Ao registrara vida na corte e o cotidiano do rio de janeiro, o comércio de escravos, a riqueza da flora, o costumes dos indígenas e dos negros, criou um importante acervo de fontes iconográficas sobre o Brasil das primeiras décadas do século XIX.Por exemplo:

Essa imagem retrata uma senhora brasileira em seu lar, sentada em seus aposentos usandoroupas e acessórios dignos,enquanto a criada está ao seu lado, porém está sobre o chão junto com seus filhos e sem obter vestes dignas, z\isso nos faz ver a diferença e desigualdade social.

A execução de castigo de toda sorte era designada aos escravos que desobedeciam a seus donos, ou por tentarem fugir da fazenda e acabavam que eram submetidos a ficarem presos em prisões onde se prendiam os pés e algumas vezesprendiam-se as mãos, e, além disso, ficavam sem comer e sem beber, e eram chicoteados pelos capangas da senzala.

A imagem representa trabalho escravo onde os mesmos trabalhavam sem remuneração, o trabalho era muito pesado os escravos eram muito maltratados, eles só tinham direito a comida na verdade nemhorário de almoço eles tinham, Debret retrata isso muito bem através de sua imagem.

CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL.

O filme Carlota Joaquina faz um resumo da vinda da corte portuguesa para o Brasil, atentando para os aspectos que antecederam tal transferência.

Chama atenção à pessoa do rei D. João, um homem de espírito fraco, dado à comilança e com sérios problemas com a esposa, Carlota Joaquina, que era proveniente da família real espanhola.

Carlota Joaquina, apesar da época em que viveu, apresentou no filme um comportamento bastante avançado para a época. Além de personalidade forte, quase sempre interferindo nas decisões do reino, ainda mantinha diversos casos extraconjugais. Tal hábito, já existente desde antes da sua vinda ao Brasil, gerou lhe alguns filhos cujo pai não era D. João.

No filme vemos que Carlota foi dada em casamento á família real, ainda quando criança, aos seus dez anos veio a se cumprir a promessa, casando-se com D.João, na noite de núpcias Carlota foi obrigada a deita- se com ele e na sua mais pura inocência veio atirar uma mordida em sua orelha possivelmente por puro medo.

Trazendo esse fato para os dias de hoje vemos que não se dão mais em casamento, no entanto, os adolescentes meio que crianças ver o lado sexual como uma coisa normal para esta idade.Em pleno século XXI as adolescentes não se preservam mais, pois, para eles esta tudo liberal, e na maioria das vezes são obrigados a se casarem por consequência de uma gravidez indesejável, deixando toda uma adolescência para traz, hoje aos10 anos de idade elas dão a luz a vida, que com certeza não são planejadas.

Os adolescentes vivem dentro de um contexto de que a pratica sexual nesta idade é prazeroso, mais é pura vaidade, pois nem se preocupam com o ambiente familiar e ao menos com a sociedade.

Outra cena bem interessante é que Carlota Joaquina apesar de ter se casado aos 10 aos de idade veio a se tornar uma bela mulher, com uma grande aptidão sexual que mesmo casada com D. João, deitava-se com outros homens desrespeitando a hora da família, ou seja, seu esposo.

Em relação aos dias de hoje não ocorreram mudanças, pois a maioria das mulheres casadas não é leal, aos seus parceiros, gerando assim uma polemica na sociedade.

República da Espada

A República da Espada foi uma ditadura militar ocorrida no Brasil entre os anos de 1889a1894, considerando o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com