TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social No Brasil

Dissertações: Questão Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

Idéias de Karl Marx e comparativos na atual sociedade.

Karl Marx Karl Ma Karl Marx Concepção do pensador Exemplo encontrado atualmente que justifica a concepção

Desigualdades Sociais Marx considera as desigualdades sociais, o poder de dominação, onde uma classes produz e a outra domina tudo. Existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta.

Concepção de Estado e de Governo O Estado é a forma através da qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses. O Estado e Governo surge como um instrumento que favorece a classe dominante, através do poder econômico e políticos.

Concepção das Leis para a vida em sociedade As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais.

Para que haja uma qualidade de vida social é preciso que haja uma melhor divisão de renda. Exemplo: participação no lucro das empresas, entre outras.

O pensador aborda formas de enfrentamento das desigualdades sociais? Se sim, como? O trabalhador teria de se unir e tomar o poder, então tudo seria pensado e feito sob a ótica dos operários. É preciso que haja parceria entre operários e empresários, ou seja, é necessário que o trabalhador tenha seus benefícios e direitos garantidos por lei.

Para Karl Marx, apesar da sua crítica, o sistema capitalista se desenvolveu e apresentou-se de forma diferente ao longo do tempo. Com o sistema capitalista vigente, a burguesia tornou-se a classe dominante, o que despertou uma nova revolução que foi a revolução do proletariado ou classe trabalhadora.

Podemos perceber que o sistema capitalista apresenta suas contradições, onde algumas pessoas criticam o Estado como interventor na economia, outros acreditam que sua presença é fundamental para garantir eficiência e equidade na sociedade.

Marx idealiza a política como um dos pilares do modo de produção capitalista. Para Marx, a sociedade como um todo é levada a aceitar a realidade como ela se apresenta, sem conseguir perceber os mecanismos de reprodução do capital que são respaldados pelo Estado.

Marx tem um conceito de democracia que foge às formulações convencionais, e neste sentido o significado e conceito de democracia encontrato em Marx colidem frontalmente boa parte do que hoje entendemos como o significado e exercício da democracia e de um Estado democrático.

O que justifica uma afirmação deste tipo é que o principal pressuposto de Marx é justamente o de que a compreensão moderna da democracia deve ser abolida para que se possa enfim encontrar o verdadeiro significado da democracia. Em outras palavras, é preciso abolir a democracia liberal ou política para ceder lugar à verdadeira democracia significado da democracia. Em outras palavras, é preciso abolir a democracia liberal ou política para ceder lugar à verdadeira democracia.

De acordo com o pensamento de Karl Marx, as desiguldades social são resolvidas quando o Estado e governo busca pelo interesse da grande maioria e não apenas de alguns. Marx em seus textos, faz criticas ao liberalismo por que nesse sistema só eram expressos os interesses de uma parte da sociedade e não da maioria como tinha que ser.

A sociedade é tida como um conjunto de atividades ou ações humanas, assim tornando a sociedade possível, pois essas ações ajudam a organização social e comprova que o homem pode se relacionar uns com os outros.

Portanto, Marx considera a desiguldade social como um produto e um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico e político. Onde o poder de dominação é que dá origem a essas desigualdades social.

Diante disso, podemos dizer que as desigualdades se origina de uma relação contraditória, onde é refletida na apropriação e na dominação, originando um sistema social, onde neste sistema uma classe produz e a outra domina tudo, e assim temos a classe operária que é a que produz, e a classe burguesa que é a que domina tudo.

Ainda segundo Karl Marx, as desigualdades social é fruto das relações sociais, políticas e culturais. A desigualdade não é apenas conseqüência econômica, mas também cultural. È preciso participar de uma classe, pois assim implica que o indivíduo está em plena atividade social, seja ela na escola, na família ou em qualquer outro lugar, pois isso ajudar o indivíduo a desenvolver seus pensamentos diante de determinas ações do cotidiano.

Nas duas últimas décadas, a questão social se acirrou profundamente no Brasil, apesar de cada uma delas expressar um sentimento diferenciado das expectativas da sociedade quanto ao enfrentamento da pobreza. A redução dos gastos com as políticas sociais aconteceu justamente no momento em que cresceram os níveis de empobrecimento da população, causados pelo desemprego em massa que atingiu índices alarmantes, visíveis pela elevação dos índices de indigência e violência em todos os níveis.

Na cidade de Uberlândia podemos constatar que a desigualdade social gerou um fator alarmante, que é a violência. No âmbito do Estado, ao apresentar-se como problema amplo, generalizado e de extrema complexidade, pela diversidade de suas manifestações, a violência impõe dificuldades enormes para seu enfrentamento, que vão desde a produção insuficiente de conhecimento atualizado e sistematizado para equacionamento da questão até a dispersão do planejamento e da efetividade das ações de prevenção e controle.

No início da década atual, um estudo da Fundação João Pinheiro apresentava um diagnóstico muito preocupante sobre a criminalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com