TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social No Brasil

Casos: Questão Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.518 Palavras (19 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

Relatar sobre a realidade brasileira de acordo com o que se passa na sociedade em geral, mostrando as diferenças entre as pessoas no meio político, cultural e social.

Enxergar esse problemas é muito fácil, porem há uma difícil missão na luta contra a pobreza,erradicando assim os trabalhos infantis,a miséria em que vem afetando cada vez mais a sociedade em que vivemos.A falta de estrutura econômica é um dos grandes fatores que vem agravando a questão social,por meio da maioria onde é nessas pessoas que estão concentrada a menor porcentagem de investimento,onde isso gera locais com índices baixos,como é o caso da periferia que abriga as pessoas de baixa renda e como forma desestruturada em seus núcleos familiares.

Gerar soluções para esses fatores é analisar e sanar a deficiência desde de sua raiz,olhando para todos os lados,todos os meios que possam contribuir para essa pobreza aumentar,a desigualdade com relação aos meios culturais,econômicos e sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

Na primeira charge a secretaria informa ao prefeito o crescente número de crianças que estão vivendo nas esquinas fato que nos revela um status de pobreza , ou no mínimo de uma grande desigualdade socioeconômico dessas crianças. As mesmas estão nas esquinas pelo fato de não terem ocupação educacional, nem cultural, diferentes de algumas crianças de classes superiores que tem educação e acompanhamento de qualidade em tempo integral. A charge nos lembra a omissão do prefeito (líder da comunidade) em relação a essas crianças que quando diz: “’vamos acabar com as esquinas”. O prefeito tenta encobrir um problema a que deveria ser resolvido com cultura, creches. educação no geral

Olhar para as desigualdades relacionadas nos contextos estudados e analisar como executar a função para promover a melhoria e identificar através das imagens abaixo o que as mesmas dizem sobre a nossa realidade pondo em vista um olhar critico sobre a política socialista dos dias atuais em que vem deixando varias marcas na sociedade.

Essa charge destaca a falta de amor,cuidado e preocupação com as crianças,o descaso quem muito vem acontecendo nos ultimos anos,sendo eles gerados pelos proprios representantes da sociedade,o que seria de grande relevancia para o desenvolvimento social,educacional e economico é simplesmente deixado pra tras como um simples acontecimento.A partir do texto de Bernadete de Lourdes Figueirêdo de Almeida,chegasse a uma conclusão atual da falta de serviços prestados as crianças,onde a ela reforça a obrigação das organizações empresarias e sociais para com o desenvolvimento das crianças brasileiras,onde a mesma diz: “E às organizações empresariais e sociais cabe assegurar uma investida no social,isto é no “atraso”através de ações direcionadas às expressões pontuais da Pobreza:fome,crianças abandonadas,idosos,portadores de deficiência etc.”atraves desse trecho do texto pode-se identificar que o descaso não é apenas com as crianças,mas sim com todos aquekes que não possui uma defesa propria,ou seja aqueles que possam depender do proximo para alguma realização social.

Na sociedade,ou melhor no sistema politico a preocupação esta voltada para o economico de forma centralizada na sociedade,onde cada vez mais gera desigualdade,desestrutura no sistema de educação,saúde,lazer,transportes e outros requisitos que todos os seres precisam para o seu dia a dia.

A proxima charge relata a desigualdade sobre a sociedade,onde o lucro é conscentrado para poucos,e aqueles que possuem uma pequena renda para sua sobrevivencia não tem seu atendimento adequado em locais publicos,vivendo assim em pessimas condições de vida,seus tratamentos medicos na maioria das vezes são os mais simples possiveis,por falta de estrutura ,verba,equipamento e medicamentos

Na segunda charge vemos uma família catando lixo e a palavra nepotismo. Vamos falar um pouco sobre “Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes, especialmente no que diz respeito a nomeação ou elevação de cargos”(fonte: Wikipédia.com.br). A charge nos mostra o outro lado da moeda, no qual não estamos acostumados associar tal situação ao nepotismo. ”Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar, parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los, ou seja, seria uma forma de garantir que os genes do próprio individuo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver”. Na situação apresentada temos o pai que não nos mostra bom status social sendo seguido pela mulher e pelo os filhos, que foram “beneficiados’ com a situação do pai. Onde descendentes tendem a continuar na condição social na qual vivem os pais, pois é basicamente isso que o nepotismo proporciona.

È o caso da ilustração que aparece na charge onde mostra a realidade dos idosos e aposentados da sociedade brasileira, onde mostra a qualidade de vida dos dois lados: um lado é o rico desfrutando de lazer, boa alimentação moradia própria e de boa aparência. Enquanto o outro lado da vida boa pode-se observar a falta respeito para com o ser humano, idosos com falta de atendimento adequado em um hospital publico,falta de atendimento medico,falta de verbas,falta de medicamentos,falta de leitos isso e entre outros fatores ocorrem todos os dias no Brasil,danificando cada vez mais a saúde das pessoas que ao procurar não encontram atendimento,e também o próprio setor de saúde que vai perdendo o rumo dos prejuízos dados aos cidadãos brasileiros.

A cada ano o índice de mortalidade em os idosos vem aumentando,devido a falta de estrutura e orçamento para suas necessidades,pois ao invés de investir em programas que venham trazer melhorias pra os mesmo,o governo tem se voltado mais para casas populares,e outros fatores,é certo que todos tem seus valores,porém deveria haver uma atenção mais voltada para os idosos em todos os sentidos.

Através de tantas demandas e exigências o governo vem adotando vários sistemas,onde favorecem poucos e muitos ficam de fora,o caso do nepotismo é forma que foi utilizada para afastar os parentes daqueles que possuem cargos políticos de serviços diretos ao governo de modo geral,visado como uma estratégia de garantir a igualdade perante todos,simples,mais essa estratégia não surtiu muito efeito.

Hoje o sistema econômico e social brasileiro esta péssimo, tenta em pauta a falta de estrutura de diversas famílias,onde um problema vai gerando outro,o que dever é sanar todas as deficiências causada pela economia e falta de ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com