TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Cap 1 História Da Psicologia

Artigos Científicos: Questões Cap 1 História Da Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  6.258 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Porque desde o século V a. C, filósofos como Platão começaram a levantar questões que muito interessa e preocupa os psicólogos de hoje, tornando a psicologia um assunto a ser discutido desde muito tempo atrás, porém, foi somente no século XIX que ela se tornou uma ciência, tornando-a uma disciplina moderna.

No século XIX a psicologia se proclamou como uma ciência formal de estudo, já no século XX os métodos e ferramentas já utilizados passaram a ter bases biológicas e físicas para explorar a natureza humana.

2 – O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

Descrever e compreender a evolução da psicologia.

3 – O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados Históricos podem ser distorcidos.

Os dados históricos são materiais usados pelos historiadores para reconstruir vidas, fatos e épocas. Já os dados científicos são métodos usados pelos cientistas para obter a geração de dados e medidas de controle para determinadas situações ou eventos.

Os dados históricos podem ter suas informações distorcidas de modo que seus registros podem estar incompletos, informações ocultadas ou alteradas propositalmente ou devido a tradução de uma língua para outra.

4 – Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Mudanças socioeconômicas da população americana, a imigração o avanço na educação, as guerras e a discriminação, foram fatores determinantes para a psicologia desenvolver num contexto geral, porém, tudo isso causou desequilíbrio emocional e mental nas pessoas e criaram diversas oportunidades de trabalho para os psicólogos e docentes da época.

5 – Descreva os obstáculos enfrentados pelas mulheres, pelos judeus e pelos negros em busca de uma carreira na psicologia.

Os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros eram a formação de cotas para ingressar em universidades e cursos de pós-graduação, eram vistos como ameaça para a sociedade, e as mulheres em especial eram impedidas de ingressarem na universidade pelo pré-julgamento de que elas não tinham a capacidade de conciliar os estudos com a família e a vida doméstica.

6 – Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba os trabalhos individuais que merecem destaque?

Um processo de registro histórico envolve a exploração das principais descobertas e a identificação dos personagens mais importantes do contexto de um “Zeitgeist”, entretanto, um psicólogo que trabalha de forma discreta e individual acaba tendo suas ideias restringidas por poucas vezes sem recolhimento público e seus méritos esquecidos.

7 – Descreva as diferenças entre as visões personalista e naturalista da história científica. Explique em qual dessas abordagens são fundamentados os casos de descoberta simultânea.

A teoria personalista da história científica concentra-se nas realizações e contribuições de pessoas específicas, partindo do pressuposto de que grandes eventos nunca teriam acontecido sem o surgimento dessas figuras importantes.

A teoria Naturalista acredita que a atmosfera intelectual e cultural da época o “Zeitgeist” contribui para o progresso e grandes acontecimentos na história, tornando certas ideias receptivas ou não.

A teoria Naturalista é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com