TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Moderna Cap. 1

Trabalho Universitário: Psicologia Moderna Cap. 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

Temas para Discussão

1. O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

É possível aprender a evolução da psicologia ao longo do tempo. Somente a exploração das origens da psicologia e o estudo de seu desenvolvimento é que proporciona uma visão clara da natureza da psicologia atual.

2. Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

As mesmas espécies de interrogação feitas atualmente sobre natureza humana também o eram séculos atrás: a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção e o comportamento anormal, o que demonstra uma continuidade vital entre o passado e o presente em termos de seu objeto de estudo.

3. O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Os dados históricos não podem ser reconstruídos nem repetidos. Os materiais usados pelos historiadores para reconstruir vidas, fatos e época, são diferentes dos dados científicos.

Os dados científicos se diferem pela metodologia para a coleta de situações ou estabelecer condições que permitam a geração de dados.

Os dados históricos podem ser distorcidos pois, estão disponíveis em fragmentos, os registros históricos e materiais da época está incompleto, foram perdidos ou extraviados assim, estes dados estão perdidos na história. Muitas vezes os dados foram distorcidos por tradução de línguas errada e por relatos tendenciosos dos participantes da história para se protegerem ou melhorar a sua imagem no passado.

4. Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

O desenvolvimento da psicologia é uma ciência que não se desenvolve no vazio, ela sofre influência dos acontecimentos externos que dão forma a sua natureza e direção. A economia, o preconceito, guerras, discriminação, revoluções tudo influenciou a psicologia a evoluir moldando o seu passado, presente e futuro.

5. Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente metade do século XX.

Na história da psicologia muitos acontecimentos que demonstram o preconceito existente da época, mulheres recebiam salários inferiores aos dos homens e encontravam barreiras na sua formação profissional e educacional; achavam que a mulher não estava capacitada a administrar ao mesmo tempo a vida doméstica e sua carreira. Como os judeus, as mulheres eram proibidas de usarem a biblioteca ou até mesmo as lanchonetes que eram lugares exclusivos para homens. Os judeus enfrentavam quotas de admissão em faculdades e cursos de pós-graduação, eles eram vistos como uma ameaça, raras foram as posições acadêmicas abertas a psicólogos judeus.

Os negros também enfrentaram muitos preconceitos e discriminação por sua cor, quando um negro era aceito em uma universidade só para brancos, enfrentava varias barreiras para conseguir frequentar os cursos. Não permitiam que morassem no campus como os demais, a mesa no refeitório era separada e não havia nenhum incentivo para que concluíssem o curso.

6. Como o progresso de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Acaba restringindo os trabalhos individuais pelos efeitos do preconceito e descriminação, pelo sexo feminino e pelas raças estes contribuindo pouco para a história da psicologia

7. Descreva as diferenças entre visões personalista e naturalista da história científica. Explique em qual dessas abordagens são fundamentados os casos de descoberta simultânea.

A teoria personalista da história científica concentra-se realizações e contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com