TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia Moderna. Cap 5

Dissertações: Historia Da Psicologia Moderna. Cap 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  3.875 Visualizações

Página 1 de 7

1.Por que alguns dos alunos de pós-graduação de Titchener engoliam tubos de borrachas , levavam seus cadernos para o banheiro e registravam seus sentimentos durantes as relações sexuais?

Os alunos estavam fornecendo dados para o sistema psicológico que estava desenvolvendo. Pedia-se que engolisse o tubo para estudar a sensibilidade de seus órgãos internos. Os alunos engoliam os tubos pela manha e permaneciam com ele ao longo do dia. Carregavamcadernos ate o banheiro para que relatassem seus sentimentos e sensações quando urinassem e evacuassem. Pedia-se aos alunos casados que anotassem suas sensações e sentimentos elementares durante a relação sexual e que amarrassem dispositivos de medição ao seu corpo para registrar respostas fisiológicas.

2.Compare e aponte as diferenças entre as abordagens da psicologia de Titchener e Wundt.

Os dois eram completamente distintos e a denominação estruturalismo é adequado para definir apenas a psicologia de Titchener. Na opinião de Wundt, a mente era dotada do poder de organização voluntária dos elementos mentais, posição divergente da explicação mecanicista da passividade mental sustentada pela maioria dos empiristas e associacionistas britânico. Tithcener se concentrava nos elementos ou conteúdos mentais, assim como na conexão mecânica mediante o processo de associação, mas descartava a doutrina da apercepção de Wundt. O seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos, e na sua opinião, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências consistente elementares (a determinação da estrutura da consciência mediante à analise das suas partes componentes).

3.Descreva o ponto de vista paradoxal de Titchener a respeito do lugar das mulheres na psicologia. Ele agia no sentido de ajudá-la em suas carreiras ou de discriminá-las?

O ponto de vista paradoxal de Titchener era a respeito das proibições de participações das mulheres , pois desejava ouvir relatos com liberdade para interromper, debater e criticar, em um ambiente encoberto pela fumaças dos charutos e sem a presença das mulheres, pois elas são delicadas de mais para fumar. Embora Titchener continuasse a excluir as mulheres das reuniões dos experimentalistas, encorajava e apoiava seu progresso na psicologia.

4. Na perspectiva de Titchener , qual o objeto de estudo adequado para a psicologia? Em que ela difere dos objetos das outras ciências?

De acordo com Titchener o objeto de estudo da psicologia é a experiência conciente como dependente do individuo que a vivencia. Esse tipo de experiência difere da estudada por cientistas das outras áreas. Por exemplo:Tanto a física como a psicologia podem estudar a luz e o som. Enquantoos físicos examinam os fenômenos do ponto de vista dos processos físicos evoluídos, os psicólogos analisam a luz e o som com base na experiência e na observação humanas desses fenômenos. As outras ciências não dependem da experiência penal.

5. O que é erro de estímulo? Dê um exemplo. Segundo Titchener, como o erro de estímulo podia ser evitado?

Erro de estímulo é a confusão entre o processo mental que esta sendo estudado e o estímulo ou objeto que esta sendo obse4rvado. EX: O observador que vê uma maçã em vez de descrever elementos como a cor, o brilho a forma que está observando, comete o erro de estímulo. O objeto da observação não deve ser descrito na linguagem cotidiana, mas em termos de conteúdo consciente elementar da experiência.

6. Qual a distinção traçada por Titchener entre consciência e mente?

Titchenetr definia a consciência como a soma das experiências em determinado momento. A mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo. A consciência e a mente são semelhantes, apenas com diferença de que a consciência envolve os processos mentais que ocorrem em determinado momento, e a mente, o total desses processos.

7. Descreva o método de introspecção de Titchener. Qual a diferença entre o seu método e o de Wundt?

Titchener empregava a introspecção, ou auto-observação com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos nos seus estados consciente, em vez de relatar o estímulo observado ou percebido, utilizando apenas nomes conhecidos. Titchener adotou a mesma definição de Kulpe, utilizava relatos detalhados, subjetivos e qualitativos das atividades mentais dos indivíduos durante o ato de introspecção. Ele se opunha à abordagem de Wundt, cujo foco eram as mensurações quantitativas e objetivas porque acreditava não serem uteis na análise das sensações e imagens elementares. Titchener divergia deWundt porque estava interessado em analisar a experiência consciente complexa a partir das partes componentes, e não a síntese dos elementos mediante a apercepção. Titchener dava ênfase as partes, enquanto Wundt , ao tato.

8. Descreva a diferença entre experiência independente da pessoa que está experimentando, e experiência dependente da pessoa que está experimentando. Dê exemplos. Segundo Titchener, qual o tipo fornece dados para a psicologia?

Em primeiro lugar, consideramos a experiência como um todo, independente de qualquer pessoa em particular, e que ela ocorra, haja ou não, alguém para vivencia-la. Em segundo lugar, consideramos a experiência como um todo dependente de uma pessoa em particular , e que ele ocorra apenas quando há alguém presente para vivenciá-la.

Exemplo independente: Espaço, Tempo e Massa. Espaço físico que é a geometria, astronomia e geologia, é constante permanecendo sempre o mesmo em qualquer parte. A unidade de medição é o centímetro, que tem exatamente o mesmo valor onde e quer que seja aplicado. O tempo físico é igualmente constante, assim como sua unidade de medição, o segundo. A massa física é constante e sua unidade, a grama é sempre mesma em qualquer parte.

Exemplo Dependente: Duas Linhas verticais são idênticas fisicamente, possuem a mesma medida em unidades e centímetros. Para você que vê não parece iguais. Temos aqui a experiência de espaço, tempo e massa considerado dependente da pessoa que vivencia. É exatamente a mesma experiência discutida anteriormente. A primeira apresenta-nos fatos e leis da física e a segunda fatos e leis da psicologia.

9. Como o termo reagente, usado por Titchener, indicava sua visão sobre os observadores humanos e as pessoas em geral?

A introspecção realizada pelo ¨reagente ou observadores do laboratório¨ Titchener era baseado em vários estímulos proporcionando observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com