TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia Moderna Cap 1 2 E 3

Dissertações: Historia Da Psicologia Moderna Cap 1 2 E 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.395 Palavras (14 Páginas)  •  2.687 Visualizações

Página 1 de 14

CAPITULO 1

1)O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

R= Criar pontes entras as vastas áreas e questões da psicologia ,explicar o surgimento , seu desenvolvimento , até a modernidade para entender suas técnicas e explicar sua real utilidade na sociedade , como se formou a psicologia . O estudo da psicologia faz entender através dos estudos coletados por anos , a ciência como um todo e que também e possível ter uma visão clara da natureza da psicologia atual , perceber o significado , integrar nas áreas e questões que constituem a psicologia moderna e também a importância de estudar a base orgânica do ser humano o que permite a sua existência e compreensão do seu comportamento.

2)Por que os psicólogos alegam que a psicologia e uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo a mais moderna? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

R=Porque a psicologia nasceu nos primórdios do pensamentos filosóficos de Platão , Aristóteles e Pitágoras , que já trabalhavam questões que preocupamos psicólogos ate hoje .

3)O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

R=Dados históricos são relados , manuscritos ou falados que podem ser distorcidos através de traduções de uma língua para outra .Dados científicos são obtidos através de experiências e comprovadas por experimentos dai prevalecerá até que se prove o contrario.

4)Como as forcas contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

R=O contexto histórico influencia muito nas ciências , positivamente e negativamente , pois e necessário um contexto favorável para que ideias e ações floresçam e perpetuem-se como praticas culturais.Com a guerra mundial , a psicologia encontrou terreno fértil para sua evolução devido a necessidade de testes psicológicos para seleção de pessoas para desempenhar determinadas funções , as guerras e a agressividade humana também foram temas de analises para muitos trabalhos. Assim vimos que para cada século temos comportamentos e marcas sociais diferentes que ao decorrer do tempo acrescentam e modificam a psicologia .

5)Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres , judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia , principalmente na metade do século XX.

R=No século XX , mulheres , negros e judeus eram extremamente marginalizados na sociedade e vistos por ela como não aptos para profissão de psicólogo. Nessa época ,mulheres não eram admitidas no programa de pós-graduação ou eram excluídas do corpo docente ,recebiam salários inferiores aos dos homens e encontravam barreiras para obter promoções ou titularidades . Existiam faculdades exclusivamente femininas onde elas podiam encontrar posição acadêmica ,mas mesmo essas ainda cometiam discriminação não aceitando mulheres casadas .Mas já no fim desse mesmo século mulheres já eram aceitadas na profissão , até em altos cargos .

6)Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

R=Ao decorrer do tempo dados foram perdidos , extraviados outros distorcidas durante tradução algumas obtidas por relatos tendenciosos.

7)Descreva as diferenças entres as visões personalista e naturalista da historia cientifica.

R=Personalista , concentra-se nas realizações e contribuições de pessoas especificas. E uma visão de que o progresso e as mudanças na historia cientifica são causados pelas ideias de um único individuo.

Naturalista, é uma visão de que o progresso e as mudanças na historia cientifica são atribuídos a Zeitgeist , que torna a cultura receptiva a algumas ideias , mas não a outras.

A naturalista , porque se uma pessoa tivesse morrido ,teria uma outra pessoa que iria desenvolver o que ela fazia dando continuidade ao seu trabalho.

8)O que é zeitgeist? Como afeta a evolução da ciência? Compare o desenvolvimento da ciência com a evolução da espécie viva.

R= é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

9)Qual o significado da expressão ¨escola de pensamento¨? A ciência da psicologia atingiu o estágio paradigmático de desenvolvimento? Explique sua resposta.

R=Era um grupo de psicólogos que compartilhavam a mesma orientação sistemática , teorias e investigações de problemas semelhantes.

Não atingiu o paradigmático porque a ciência não apresentou mais escolas de pensamentos com ideias discordantes .

10)Descreva o processo cíclico que envolve o surgimento , o desenvolvimento e a extinção das escolas de pensamento.

R=As primeiras escolas da psicologia surgiram advindas de protestos contra a posição sistemática dominante. Elas mostravam os pontos fracos da anterior e mostravam “novos conceitos” e estratégias para corrigir as falhas da anterior.

Diferentes escolas de pensamento da psicologia desenvolveram-se durante o curso da história da psicologia, tendo sido cada uma um protesto eficaz contra a anterior. Cada nova escola usava o seu antigo oponente como alvo das investidas para ganhar destaque. Vale salientar que elas criavam novos conceitos, mas também utilizava os conceitos da escola anterior com uma “nova roupagem”.

O sucesso esgota o entusiasmo , e um movimento alimenta-se da oposição , a derrota da oposição acaba destruindo a paixão e o ardor daquilo que um dia fora um novo movimento .

CAPITULO 2

1)Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739?Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?

R=As pessoas se admiravam com o fato de que os inventores pudessem fabricar coisas como se fosse uma criação natural ,ele se movimentando ,se alimento e engolindo os grãos e defecando ,eles ficaram maravilhados de que uma maquina gloriosa ,miraculosa havia tornado isso possível. Com o interesse do publico pelo fantástico pato francês fazia parte fascinação por todos os tipos de maquina que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com