TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Auditoria

Monografias: Questões De Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Questões de Auditoria

1- Fale sobre os tipos de auditoria e descreva cada uma delas.

Interna – trabalha o ano todo dando suporte a administração, prevenindo erros. Eficácia.

Externa – imediato, confere balanços, faz relatórios aos acionistas

2- Como a auditoria trata os termos “erro”e “fraude”?

Fraude – adulteração de documentos, ato intencional, manipulação de informações

Erro – não intencional, omissão, desatenção, desconhecimento

3- O que diferenia os testes substantivos dos testes de observância?

Observância – visa obter um grau razoável de segurança a fim de confirmar que os procedimentos internos estipulados pela administração estão em perfeito funcionamento

Substantivo – visa a obtenção de evidencia quanto a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema da informação.

4- Normalmente nos serviços públicos quais seriam as responsabilidades assumidas pelo auditor?

No serviço publico a auditoria interna assume também responsabilidades em relação ao cumprimento das finalidades regimentais, avaliando aspectos relacionados a recursos humanos e orçamentários

5- O que deve conter no relatório final de uma auditoria?

Relatório final é um documento pelo qual a auditoria apresenta o resultado de seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providencias a serem tomadas pela administração da entidade.

6- Como podemos dividir a auditoria interna? Comente pelo menos duas delas.

divisão da auditoria interna – contábil, operacional, De compliance, de sistemas, fiscal e tributaria, qualidade ambiental

Contábil – te como foco os controles internos e a qualidade das informações geradas. Busca adequação, integração e equilíbrio entre a gestão de riscos operacionais e os controles internos.

Operacional – tem objetivo a analise das atividades operacionais visando avaliar, e se necessário corrigir, a relação custo-benefício, entre os recursos demandados pela empresa e a sua aplicação de maneira eficiente/eficaz.

7-Quando se dá a rotação de auditorias?

rotação de auditorias – o auditor independente, tanto pessoa física como jurídica, não podem prestar serviços ao mesmo cliente por prazo superior a 5 anos consecutivos, contados a partir da data desta instrução, exigindo-se um intervalo mínimo de 3 anos para sua recontratação.

8-Em que caso existe restrições dos auditores designados a um cliente?

restrições de auditores – quaisquer vínculos profissionais, familiares, afinidades, acionistas, sócios, participação direta ou indireta como acionista ou sócio, interesse financeiro.

9-Cite pelo menos 2 normas em relação ao trabalho do auditor externo

normas em relação ao trabalho de auditor externo- tem que ter o registro do CVM e no CRC

10-Quais são as responsabilidades das empresas ou órgãos auditados?

responsabilidades clientes auditados – a carta de responsabilidades da administração, onde o cliente da auditoria externa lista nominalmente e assina todas as responsabilidades diante das demonstrações contábeis utilizadas pela auditoria no seu trabalho, visando a emissão do parecer

11-Fale sobre a ética e postura profissional da auditoria

- Ética e postura – conduta relativa aos costumes derivados da convivência em sociedade. A única coisa que sustenta de fato uma empresa de auditoria é a credibilidade das suas atitudes, sem credibilidade não há confiança.

As exigências éticas relevantes abrangem o código de ética profissional do contabilista relacionadas a auditoria de demonstrações contábeis bem como as NBC PAs

Integridade, objetividade, competência e zelo profissional, confidencialidade e conduta profissional.

12-O que é vedado ao contabilista pelo CFC?

vedado ao contabilista – concorrer para a realização de ato contrario a legislação ou destinado a frauda-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção. Solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem de que saiba para aplicação ilícita (suborno). Prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional (ferrar). Aconselhar o cliente ou empregador contra disposições expressas em lei ou contra os pressupostos básicos e as normas brasileiras de contabilidade editada pelo CFC. Revelar negociação confidenciada pelo cliente ou empregador para acordo ou transação de que comprovadamente tenha tido conhecimento. Iludir ou tentar iludir a boa fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas (modificação de documentos).

13-Quais entidades se destacam e se relacionam com as normas contábil? E de auditoria no Brasil?

entidades relacionadas com auditoria no Brasil

CVM – comissão de valores mobiliários

IBRACON

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com