TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Filme: Piratas Da Informática (Pirats Of Silicon Valley)

Trabalho Escolar: Questões Do Filme: Piratas Da Informática (Pirats Of Silicon Valley). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  3.105 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do Filme: Piratas da Informática (Pirats of Silicon Valley)

Questões

1. No início do filme, Steve Jobs comenta sobre seu objetivo: fazer diferença no universo, criando uma nova consciência. Relacione esses objetivos com o contexto das organizações nos dias de hoje.

2. Quando Jobs e Woz eram universitários, a Universidade de Berkeley assistia a um movimento revolucionário dos estudantes contra a Guerra do Vietnã. Jobs acreditava que a revolução acontecia de outra forma, em outro lugar. De que revolução ele estava falando? Que conseqüências positivas e negativas surtiram para nós, atualmente, na sua opinião? Procure relacionar com os conceitos vistos em sala de aula.

3. Analise a seguinte afirmação, citada por Steve Jobs no início do filme: “Informação é poder”. Procure relacionar com os conceitos vistos em sala de aula.

4. O conhecimento é fonte de inovação. As empresas Apple e Microsoft foram consideradas empresas inovadoras em momentos retratados no filme. A aprendizagem dessas empresas ocorreu tendo como base o conhecimento tácito ou explícito? Justifique sua resposta e a embase com conceitos vistos em sala de aula.

5. Relacione a rápida expansão da Apple à criação e gestão do conhecimento organizacional, identificando momentos do filme em que isso se torna explícito.

6. Na sua opinião, as empresas Microsoft e Apple eram gerenciadas com tendências mais ocidentais ou mais orientais? Justifique as razões de sua resposta.

7. Cite um momento do filme em que Steve Jobs pratica a redundância em seu estilo de gestão na Apple e cite as consequências sentidas pela empresa e pela equipe.

8. Cite pelo menos 2 cenas do filme onde houve uma transformação de conhecimento (externalização, combinação, internalização ou socialização) e explique-as.

9. Comparando os estilos de gestão das empresas IBM e Apple, através das cenas do filme, qual das duas tem o maior apelo à aprendizagem organizacional? Justifique sua resposta.

10. Atualmente, muitas empresas de tecnologia estão concentradas no Vale do Silício (Califórnia, EUA). Sobre o relacionamento entre essas empresas, responda:

a. Qual o nome que se dá à concentração de empresas em relacionamentos verticais e horizontais, localizadas geograficamente próximas?

b. Qual o impacto dessas relações para a construção dos Ba´s?

c. Como os consumidores são beneficiados dessas relações?

11. Tendo como base o processo decisório das empresas Apple e Microsoft, responda: as estratégias utilizadas para a criação e desenvolvimento de produtos foram intencionais ou emergentes? Explique utilizando exemplos das cenas do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com