TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Para Revisão - Economia Para Administração

Artigos Científicos: Questões Para Revisão - Economia Para Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.677 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PARA REVISÃO II

1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a contabilidade social.

O fluxo circular de renda nada mais é do que o fluxo contínuo do produto e renda gerados pela atividade econômica entre os chamados agentes macroeconômicos: famílias, empresas, governo e setor externo. Para se avaliar o desempenho da economia em dado período, é preciso quantificar esse fluxo. A medição pode ser feita sob três óticas diferentes: a ótica do produto e da despesa, que considera o lado da produção e venda de bens e serviços finais, e também pela ótica da renda, que considera a remuneração dos fatores de produção, como salários, juros, aluguéis e lucros.

2. Sobre o setor de formação de capital, na contabilidade social:

a) Defina poupança agregada e investimento agregado e mostre a identidade entre ambos.

A poupança agregada é o que não foi consumido da renda nacional em determinado período. Investimento agregado é o que foi gasto com bens produzidos, mas não consumidos no período. Assim, eles atuam aumentando a capacidade produtiva da economia em períodos posteriores.

b) Quais os componentes do investimento agregado? A compra de ações constitui um investimento no sentido macroeconômico?

O investimento agregado é composto pelo investimento em bens de capital e pela variação de estoque. A compra de ações não é considerado um investimento, pois trata-se apenas de uma transferência de direitos de propriedade do capital já existente.

c) Defina depreciação de ativos fixos, investimento bruto e investimento líquido.

No processo de produção, equipamentos e máquinas sofrem desgaste pelo uso e pela passagem do tempo, tornando-se obsoletos. Com isso, ocorre a depreciação dos ativos fixos, com a diminuição do seu valor. O investimento bruto é a soma do investimento em um dado período sem o efeito da depreciação. Quando aplicamos a esse processo a perda de valor pela depreciação, temos o investimento líquido.

3. Com relação ao setor governo:

a) Em que se constituem a receita fiscal e os gastos do governo, na contabilidade social?

A receita fiscal é constituída de impostos indiretos, como IPI, ICMS, os impostos diretos, que incidem sobre as pessoas físicas e jurídicas, as contribuições à Previdência Social, e outras receitas, como taxas, multas, pedágios, alugueis.

Os gastos do governo são aqueles feitos pelos ministérios e autarquias, os das empresas públicas e sociedades de economia mista, além de gastos com transferências e subsídios.

b) Defina produto nacional a preços de mercado e renda nacional a custo de fatores.

Produto nacional a preços de mercado é representado pela soma de toda a produção do país, a preços finais de mercado em um determinado período, mais a incidência de impostos diretos e indiretos. A renda nacional a custo de fatores é a soma dos valores pagos pelos fatores de produção, sem considerar os impostos incidentes.

c) Defina carga tributária bruta e carga tributária líquida.

A carga tributária bruta é o total da arrecadação fiscal do governo, incluindo impostos diretos e indiretos e outras receitas, como taxas, multas e aluguéis. Quando desse valor, desconta-se as transferências e subsídios dados ao setor privado, tem-se a carga tributária liquida.

4. Quanto ao setor externo, na contabilidade social:

a) Defina renda líquida ao exterior, produto nacional bruto (PNB) e produto interno bruto (PIB).

O produto interno bruto é representado pelo somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país em determinado período, valorizados a preços de mercado, sem considerar se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes no território nacional. Quando desse total, subtrai-se a renda enviada ao exterior, tem-se o produto nacional bruto, ou seja, a renda efetivamente pertencente aos residentes do país. Renda líquida do exterior é a diferença entre a renda recebida e a renda enviada ao exterior.

b) No Brasil, a renda enviada supera a renda recebida do exterior. Qual o maior: o PNB ou o PIB?.

O produto interno bruto (PIB), significando que utilizamos mais os serviços dos fatores de produção estrangeiros do que eles utilizam os nossos.

5. Conceitue PIB real, PIB nominal e deflação.

PIB nominal é o PIB medido a preços correntes, do próprio ano em que é medido. Quando comparamos o PIB nominal de um ano com o de outro, temos que descontar a inflação do período, chegando ao que se denomina PIB real. A deflação é o inverso da inflação, ou seja, é quando ocorre a diminuição do índice de preços ao consumidor.

...

Baixar como  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »