TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sociais

Monografias: Questões Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

ARTICULARIDADES DA “QUESTÃO SOCIAL” NO BRASIL

O presente texto tem o objetivo de apresentar alguns elementos para o debate das particularidades da “questão social” no Brasil. Sua necessidade advém da compreensão de que é preciso adensar o debate conceitual sobre a “questão social” saturando-o de mediações referentes às formações sociais específicas. A partir da análise do desemprego, como uma de suas expressões, busco identificar as modalidades de exploração da força de trabalho dominantes na constituição do capitalismo brasileiro. Ao considerá-las de modo central uma das principais conclusões extraídas do texto é de que a flexibilidade e precariedade das ocupações no mercado de trabalho brasileiro são marcas históricas da “questão social”; isso significa dizer que não se pode tributá-las ao atual padrão de acumulação flexível, advindo com a crise capitalista contemporânea.

Na teoria marxista, Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político – o poder de demonstração é que dá origem a essas desigualdades.

As desigualdades se originam dessa relação contraditória e refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classe produz e a outra domina tudo.

Também segundo Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens ou ações humanas e essas ações é que tornam a sociedade possível. Essas ações ajudam a organizar a sociedade e mostra que o homem se relaciona uns com os outros.

As desigualdades sociais são fruto das relações sociais políticas e culturais mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas, mas também culturais, participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a família ou qualquer outro lugar, e estas atividades ajudam a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros.

As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com o produto no convívio na sociedade, mas analisando atentamente vemos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. Essas desigualdades se dar com a divisão de classes e essa se da na forma que o indivíduo esta situado economicamente e sócio politicamente em sua sociedade.

Como em todo nosso país as desigualdades sociais são muito grandes. Na região do Vale do São Francisco, por exemplo, há uma perspectiva de “pobreza” ou “atraso” apesar de apresentar uma proposta de “desenvolvimento”, através da produção agrícola articulada com escala até internacional. O desenvolvimento da região depende da fruticultura irrigada e em segundo lugar depende dos políticos. Mas a seca, a pobreza, a desigualdade e carência são expressões que surgem e tem grande necessidade de investimento.

Mais precisamente em Juazeiro da Bahia o atual prefeito tem se empenhado em trazer para a região muitos investimentos principalmente na área social como também tem atraído novos investimentos, permitindo a chegada de grandes marcas, como Loja Americanas, Walmart e outras, com isso gerando empregos e renda para o município. Na área social o prefeito tem dado atenção especial aos programas sociais. Juazeiro foi à cidade que mais recebeu casas do Programa “Minha Casa, minha vida” do Governo Federal. As residências serão entregues com infraestrutura completa com fornecimento de água, energia elétrica, telefone e calçamento. Cada unidade habitacional custou, em média R$ 34 mil, valor que terá forte subsidio do governo federal e custarão as famílias apenas 120 prestações (10 anos) no valor mínimo de R$ 50,00. A bolsa família ganhou prédio próprio para um amplo atendimento e exclusivo espaço visando melhorar os serviços prestados aos usuários do Programa no município. Reativou também o Programa Segundo Tempo, que agora funcionara 50 núcleos atendendo 5 mil crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Esse programa realiza atividades no contra turno de aula, são oferecidas duas modalidades coletivas e uma individual e uma atividade complementar (arte, dança, reforço escolar) com esse objetivo o programa completa a educação básica e oferece mais oportunidades a crianças e adolescentes em situação de risco. O poder público tem se esforçado, mas para que as desigualdades sociais sejam reduzidas é preciso trabalho conjunto do poder público e toda sociedade.

A profissão surge com a ascensão da sociedade burguesa do século XIX. Assim, com o aparecimento de classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo “controle” sobre os proletários. No momento não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Com o passar do tempo a profissão foi se estruturando, chegando hoje a uma.

Profissão com teorias, metodologias. Atualmente O Serviço Social se encontra em uma profissão interventiva buscando a diminuir as disparidades sociais. Quem regulamenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com