TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quetão Social

Artigos Científicos: Quetão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

TEMPOS Modernos. Charlis Chaplin - Modern times (1936).

Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram visto como “objetos”, pois a única coisa que realmente importava,era o lucro; O filme retrata exatamente esta realidade em diversos momentos, como, por exemplo, no tempo de almoço dos trabalhadores, que era visto como prejuízo. As empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo, como retratado no filme, sempre visando ao lucro, acima de tudo os trabalhadores enfrentavam uma carga horária de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias de hoje e não tinha os seus direitos garantidos por lei. O filme trás serias criticas a este sistema. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho por uma carga horária menor. Vale ressaltar aqui a critica com a relação à exploração ao trabalhador. No caso em que um operário trabalha muito para fabricar um eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele consegue ganhar no mês, nem poderá comprar o mesmo. O filme caracterizou de forma brilhante um período histórico marcado pelo desemprego em massa e a queda acentuada do PIB, em decorrência de declinação da produção industrial e dos preços.

O filme também retrata das desigualdades entre a vida dos pobres, sem representar com tudo diferenças nas perspectivas de vidas de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo o conforto e diversão para a burguesia.

Questão Social no Brasil

Questão social no Brasil – É um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, Surgiu no século XIX na Europa, iniciou a formulação de políticas publicas em beneficio da classe operaria. A questão social insere-se no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora, com a consolidação e expansão do capitalismo desde o inicio do século 19, bem como o quadro da luta políticas publicas, correspondentes além dos espaços das organizações e movimento por cidadania social.

A questão social é muitas vezes vistas como o objeto do serviço social. O conceito de relação social esta relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma de como uma riqueza de uma sociedade é produzida e repartida. Assim o capitalismo da origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do serviço social.

Contudo, tendo em conta a amplitude do conceito da questão social, existe um debate, se a questão social pode ser objeto de uma só profissão, neste caso um assistente social. Assim sendo para ver a questão social como objeto do serviço social, é preciso fazer uma das duas coisas: ou se rejeita a amplitude conceitual da questão social, ou o serviço social volta a ter uma função de atuar nas variações e mudanças da sociedade.

Varias profissões podem estar diretamente ligada a questão social, como médicos, engenheiros, advogados, por esse motivo definir um objeto do serviço social é difícil.

Se o serviço social é visto como uma profissão legitima na sociedade, ela representara uma elevadíssima função social. O Serviço Social é uma das poucas profissões que trata da questão humana, no seu sentido mais intrínseco possível, sem penetrar no âmbito da psicologia, porém, buscando suprir as necessidades humanas, sem oferecer esmolas, mas necessariamente inclinando os necessitados para a evolução humana e social. Estando a serviço do setor público ou privado, busca conciliar as duas partes (instituição e usuário) na tentativa de aproximá-los sem prejuízo para nenhum dos dois.

Trata-se, então, de uma profissão que está historicamente situada e principalmente criada para atender a uma forte demanda da época para aproximar os antagonismos, para diminuir as cisões e as lacunas sociais para aproximar as classes e buscar sempre o acesso aos direitos. A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, seqüestros, violência, problemas que causam desequilíbrios, no clima político e social Brasileiro. Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Com tudo os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes frutos de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza sendo que a pobreza é vista como uma causa individual deve por isso ser da responsabilidade de cada um. A primeira e inevitável constatação histórica se impõe: até no século 19, os trabalhadores ligados a terra não podiam ser expulsos; tinham apesar da pobreza, um mínimo de segurança. O capitalismo destruiu essa proteção social e provocou as hordas de excluídos de toda a sorte. Se o estado do bem estar social, graças às lutas dos trabalhadores e aos ideais socialistas. Conseguiu certa estabilidade social, com o reconhecimento dos direitos econômicos e sociais. O neoliberalismo veio provocar o segundo ato dessa tragédia; agora aqueles excluídos da terra que conseguiram se afirmar como trabalhadores, pela garantia das prestações sociais do estado, tudo perdem, já não tem propriedade e são despojados dos direitos econômicos e sociais. São novos proletários de terço final do século 20.

Etapa 2

• O que significa mudar? A reestruturação produtiva do capital tem provocado impacto significativo sobre o mundo do trabalho. No sistema feudal não existia comercio, as relações eram bases de troca de produtos, e toda a produção era destinada ao sustento local. As relações de trabalho se realizaram entre senhores feudal, dono da terra que fazia parte da burguesia, e do outro lado o servo ou o camponês que era subordinado ao senhor feudal. No capitalismo as relações de produção e do trabalho, possuem característica oposta ao feudalismo. O sistema capitalista deixa explicita a função dos donos nos meios de produção e do trabalhador. Que vende sua força de trabalho, outra característica fundamental do capitalismo é a incessante busca pelo aumento da produção, a busca de novos mercados, consumidores e busca de lucros. A evolução social provocou cisões sociais e divisão social nunca antes vistas, de modo que estão sempre a crescer, enquanto diminui algo, desmerece e torna objeto ou instrumento tudo que a ele se associa, seja por imposição, seja por sobrevivência.

• Quais as consequências do desemprego, enquanto questão social? A questão social tem sido colocada, na nova proposta de formulação curricular, como objeto do serviço social. Resgatar a concepção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com