TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Petroleo

Dissertações: Quimica Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

 EXTRAÇÃO E PERFURAÇÃO:

Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. Você sabe por quê? A pressão é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.

Associado ao gás e a água nos poros da rocha, em geral o petróleo acha-se submetido a grandes pressões, de modo que a perfuração de um poço faz com que o óleo e o gás sejam impulsionados através do poço pela energia natural do reservatório.

As perfurações mais modernas são feitas por sondas rotativas, com brocas de aço de alta dureza e diferentes tipos e diâmetro, dependentes do diâmetro do poço e da natureza da rocha que devem penetrar. Nesse processo, tem grande importância a injeção de um fluido especial, composto de argila mont - morilonítica e sulfato de bário. Injetada por bomba no interior da haste rotativa de perfuração, ao retornar à superfície ela vem misturada a detritos constituídos de fragmentos das rochas atravessadas pela broca e que permitem sua análise. Além disso, esse fluído serve para lubrificar e resfriar a broca, remover os detritos formados durante a perfuração e impedir o escapamento intempestivo de gases ou óleo sob alta pressão, que pode provocar incêndios.

 DESTILAÇAO DO PETROLEO:

Os combustíveis e outras substâncias obtidas a partir de petróleo extraído de jazidas têm larga aplicação atualmente.Para produzir estas substâncias é necessário proceder à destilação do petróleo bruto (crude), separando-o nos seuscomponentes. O crude é aquecido até entrar em ebulição, sendo então introduzido na coluna de destilação. Nestacoluna a temperatura diminui da base para o topo, pelo que os componentes mais voláteis (aqueles que entram emebulição a temperaturas mais baixas) apenas voltam ao estado líquido no topo, sendo aí recolhidos. Os diferentescomponentes, também chamados frações, são recolhidos em zonas diferentes da coluna, separados de acordo com asua volatilidade os mais voláteis em cima, diminuindo a volatilidade conforme vamos descendo ao longo da coluna. Na base são recolhidos os resíduos sólidos, constituídos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com