TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química

Trabalho Escolar: Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

O pesquisador Rolf Roland Weber, professor titular do Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) publicou uma reportagem na Revista Scientific American Brasil, no ano de 2003, que se intitula “Perigosa Poluição das Águas”. Sobre esta publicação é extremamente interessante e importante destacar alguns trechos dessa reportagem.

O impacto dos compostos organoclorados sintéticos introduzidos durante décadas no ambiente é tão grave que o programa das Nações Unidas para prevenção da poluição marinha devido às atividades terrestres, previa o banimento do uso de todos os compostos orgânicos clorados usados como solventes até o ano passado.

O problema dos esgotos é de longe muito mais complexo que o dos compostos orgânicos sintéticos, cuja produção e uso, ao menos teoricamente, podem ser interrompidos, com substitutos menos danosos para o ambiente. Isso porque o tratamento adequado dos esgotos domésticos, que não podem ter sua geração suspensa, exige grandes investimentos e não rende os mesmos dividendos políticos da construção obras como estradas, pontes e viadutos. O saneamento básico, como a qualidade da água oferecida à população, apesar de essencial para a qualidade de vida, ainda é deficiente no Brasil. (Weber, 2003).

Faça uma pesquisa sobre como podemos proteger nossos mananciais, cursos d’água, rios, lagos, oceanos, praias etc. Escreva um texto próprio, de até cinco linhas, destacando ações que podem e devem ser tomadas para a preservação destes corpos d’água.

Questão 2

A água possui um grande potencial de solubilidade o que faz com que as águas naturais não sejam encontradas puras na natureza. Para que a água possa ser utilizada para consumo nas residências é necessário que haja um tratamento.

Observe as principais etapas das estações de tratamento:

.

1 – No primeiro processo, a água passa por tanques que contém uma solução de óxido de cálcio (CaO) e sulfato de sódio (Al2 (SO4 )3 ). Essas substâncias reagem formando o hidróxido de alumínio (Al (OH)3) que se deposita arrastando as impurezas sólidas em suspensão na água. Esta etapa é denominada Floculação.

2 – No segundo processo, a água vai para um tanque onde as partículas que se formaram na floculação estão mais densas que a água e, portanto se depositam no fundo do tanque.

3 – No terceiro processo a água passa por camadas de cascalho, areia e carvão ativado, que retém as impurezas ainda existentes.

4 – No quarto processo a água, que ainda possui microorganismos, passar por um depósito que contém cloro, que é capaz de matar os microorganismos presentes na água. Chamamos este processo de cloração.

Determine o tipo de separação de mistura que ocorre no segundo e terceiro processos, respectivamente e explique o processo de dissolução fracionada.

Resposta

Questão 1 : Para a preservação da água precisamos da conscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com