TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Analítica

Exames: Química Analítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicos que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia.

A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e anions) são melhor quando realizado em via úmida.

Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio),ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.

O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que as chamas produzem. Quando os sólidos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama.

OBJETIVO

Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e identificar os cátions por reações de precipitação.

MATERIAIS

* Cloreto de sódio (NaCl) ( Colocar os sais em vidro de relógio)

* Cloreto de potássio (KCl)

* Cloreto de bário (BaCl2)

* Cloreto de Estrôncio ( SrCl2)

* Sulfato de cobre (II) (CuSO4)

* Cloreto de cálcio (CaCl2)

* Ácido clorídrico concentrada HCl (tubo com rolha)

* Ácido Clorídrico 6M com conta gotas

* Hidróxido de amônio concentrado

* Ácido acético 6 mol/L

EQUIPAMENTOS

* Bico de Bunsen e fósforo

* Tripé e tela de aquecimento

* Pinça metálica

* Dois vidros de cobalto

* Pisseta de água

* Banho maria

* Centrífuga

* Estante com 6 tubos de ensaio que caibam na centrífuga

* Béquer de 50 ml

* Pipeta de 10 mL

* Pipeta de 5 Ml

PARTE I

PROCEDIMENTO

Foi colocado uma pequena porção de cada um dos sais num vidro de relógio, devidamente identificada. Aqueceu-se a argola metálica do fio no cone superior da chama do bico de Bunsen. Se apresentasse coloração é porque a argola estava suja. Quando sujo, foi mergulhado na solução de HCl concentrado, e levado de novo à chama. Havendo necessidade, foi repetido este procedimento até não haver mais coloração. Mergulhou-se a argola na amostra, "agarrando" assim a substância à argola.

Foi levado a argola à chama, observou-se e registrou-se a cor. Depois foi comparado as cores das chamas obtidas com as da tabela de referência. Colocou-se num vidro de relógio uma pequena porção da mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio. Observou-se a cor obtida e foi registrado.

PARTE II

PROCEDIMENTO

Procedimento para a Separação e Identificação dos cátions do grupo I. Foi colocado 10 ml gotas da solução de cátions em um tubo de ensaio e adicionado 10 gotas de HCl 6 mol/L;Agitou-se para formação de um precipitado branco.

Centrifugou-se. Verificou-sea precipitação completa pela adição de 1 gota de HCl 6 mol/L ao sobrenadante,adicionando mais HCl e centrifugando novamente;

Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com